24 janeiro 2007

O Portinho da Arrábida

Um dos sítios mais lindos do mundo!
guardado pela pedra da Anixa...

mas não tirem de lá os restaurantes pode ser? gosto tanto de almoçar (ou jantar) naquelas esplanadas sobre a água... além de que se os tiram dali, aqueles senhores que já compraram as casas quase todas, ficam donos daquilo tudo!! qualquer dia nem nos deixam lá ir...

9 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, pois não vejo qualquer benefício, tanto para a conservação da natureza como, ainda menos, para os utilizadores do Parque. Aqueles restaurantes já fazem parte da paisagem e, mesmo que aí não se coma maravilhosamente, a sua utilidade para os visitantes e a impressão que deixam, dada a localização "em cima da água", deveria contar em prol da sua manutenção. A demolição levará a uma escombreira que aí se manterá durante, sabe-se lá, quantos anos (se calhar à espera do "aumento dos níveis do mar" ou da erosão costeira) tendo em conta que o ICN não tem dinheiro nem para mandar cantar um ceguinho. Verdadeiramente importante seria a recuperação dos acessos pedonais do Portinho à praia do Creiro cuja imundice e estado de conservação é deplorável, para além de inseguros e impraticáveis para uma família com crianças ou para quem tenha dificuldades de locomoção.

Nautilus disse...

A Arrábida é de facto uma das maravilhas do nosso Portugal e, já o tinha referido aqui, uma das "Mais Belas Baías do Mundo"
(http://milhasnauticas.blogspot.com/2006/07/hoje-o-dia-mundial-da-conservao.html). E as fotos também são muito bonitas: uma delas deve ter sido tirada no mesmo sítio onde tirei a minha.
Concordo com a não retirada dos restaurantes, desde que sejam requalificados. Não seria possível fazer um abaixo assinado? Que poderia contemplar também a melhoria dos acessos pedonais e um sistema de "navette" para no Verão acabar com a confusão de trânsito e a pressão dos estacionamentos.

Laurus nobilis disse...

A propósito de Arrábida, foi publicado um livro bastante bom sobre a Gruta do Frade, chamado "O Fantástico Mundo Oculto dos Minerais". Aconselho!
A fotografia está de acordo com o local... linda!

garina do mar disse...

não estarás um niquinho desactualizado? o livro já existe há uns tempos largos... e pelo menos há um ano existe um cd ou dvd também sobre a gruta!!

Laurus nobilis disse...

mas lá por existir há uns tempos, deixa de ser bom?

garina do mar disse...

não... era só porque te esqueceste de falar do dvd!!

Laurus nobilis disse...

sabes que eu e as tecnologias... sempre sou um tipo antigo...!

Eugénio disse...

Pois, é melhor deixarem os restaurantes. Ainda ocupam o lugar com uma qualquer marina a levar 40 euros por noite, como ao lado em Sesimbra ;)

garina do mar disse...

felizmente para aqui não está prevista nenhuma.. antes pelo contrário!!