Pronuncia-se imbôlc e corresponde a um dos quatro festivais da Roda do Ano Celta.
É, sem dúvida, uma celebração ligada à fecundidade, onde se “enterram” as agruras do Inverno e onde se festeja o despertar da vida, através do aumento da luz e do despertar das sementes enterradas na terra fria.
Teve grande importância na antiga Irlanda onde, esta noite, era também consagrada à Deusa Brigit, deusa da cura e da purificação. A Igreja Católica, aproveitando este antigo significado, transformou esta data na festa da Calendária ou da Purificação de Maria; a própria figura de Brigit foi cristianizada, chamando-se agora Santa Brígida, fazendo com que as velhas tradições perdurem através de novos rituais e novas expressões…
Estamos perante uma festa em que os primeiros estímulos de vida aparecem no interior da Mãe Terra e, assim sendo, é o celebrar de um novo despertar, de um novo recomeço da vida!
Excelente Imbolc para todos!
9 comentários:
que lindo! a "vida" a nascer!!
é verdade que se começa a sentir a Primavera, naquilo que significa o renascer da vida...
até os dias já estão a ficar mais compridos!!!
Que imagem tão sugestiva!
As plantas ainda "jovens", a água a correr: é uma imagem transbordante de vida.
Bom Imbolc para todos!
Despertar a vida novamente neste novo ciclo, é uma grande tarefa para a Mãe Terra neste mundo que vamos tendo. Temos todos de a ajudar antes que seja tarde! Excelente celebração!
Muito se aprende neste Milhas Náuticas.
Nem só de pão vive o homem!
Olá.
Eu também te desejo um feliz Imbolc!
:)
Excelente Imbolc, meus queridos amigos!
(desculpem o atraso mas esta semana andei por outras paragens)
Mas não podia perder esta celebração da vida. Ao contrário dos celtas para quem esta seria a celebração menos importante, eu considero que é no Imbolc que tudo recomeça. É uma perspectiva de esperança! ANIMEM-SE!!
Na h-uile la gu math duit!
viva Morgana!! ainda bem que há estas celebrações, senão nunca aparecias por cá...
gosto dessa "perspectiva de esperança"!! é um bom recomeço ;)
É verdade Viriato que a Mãe Terra tem uma tarefa imensa e que precisa da nossa ajuda. Mas todos juntos, e com a mensagem de "esperança" da Morgane podemos ir longe.
Pelos vistos pensamos todos o mesmo... é realmente necessário recomeçar! E ó Morgane e Virato, vejam lá se vão aparecendo mais vezes; já estávamos a sentir a vossa falta por aqui... Sê bem vinda, Maria. A Ver Navios, embora com afazeres profissionais, não se esqueça de nós... nem só de ganhar o "pão" vive o Homem! Ainda bem que apareceram! Bom novo ciclo para todos vós!!
Enviar um comentário