O Verão acabou e as longas noites de Inverno vão começar. Mas esta, não é somente uma festa deste mundo, mas também a da reunião com o mundo dos espíritos.
Com efeito, a noite de 31 de Outubro, marca a transição da estação clara para a estação escura, sendo também nesta noite que a porta do Outro Mundo, o Sid, está aberta, possibilitando a comunhão entre os vivos e os que alcançaram esse mundo.
Os que ao longo da vida não se comportaram dignamente, não podem nem merecem fazer parte dele. Morrem, na verdadeira acepção da palavra!
Para os celtas e os que neles acreditam, o Sid é um mundo colateral ao nosso, em que os seres para fazerem parte dele, são escolhidos ou chamados. Para nós, parece-nos um mundo longínquo e diferente, mas a sua presença é real, entrecruzando-se inúmeras vezes com o nosso.
Podemos encontrar o Sid para lá do mar, depois de uma longa viagem marítima… ou no fundo do mar ou dos lagos onde só o acaso permitirá descobrir as suas portas de entrada… ou ainda nas colinas onde os Antigos se refugiaram, quando os novos povos e as novas crenças ocuparam a superfície da Mãe Terra.
No entanto, uma coisa é certa: só se pode encontrar e aceder ao Sid através da água!
Não é um céu. Não é um inferno. Não é um purgatório. É uma outra dimensão, que coexiste em paralelo com o mundo em que vivemos e que, ano após ano se abre nesta noite, para que os dois mundos possam dar as boas vindas ao novo período que vai começar!
Excelente Ano Novo a todos! Aos que por aqui ainda estão… e aos que por cá já passaram!