14 dezembro 2006

Douro Património Mundial

Faz hoje 5 anos que a Região do Douro foi classificada.
Mas por lá não se notam grandes mudanças e infelizmente nada há a acrescentar sobre o que já disse em 10 de Setembro e 4 de Outubro. Consta que, "ainda este ano" (já não faltará muito se assim for), vai ser concretizada a tal Unidade de Missão.
Seriam as coisas mais fáceis no tempo do Alves Redol?
“As distâncias foram vencidas, devassando-se o rio de águas loucas. Portos e cais nasceram pelas margens, como drenos de uma nova vida que escorria dos montes e se detinha naquela barreira turva, onde antes as esperanças morriam e os olhos se encharcavam de amargura”
Alves Redol in "Porto Manso"

7 comentários:

Laurus nobilis disse...

Belíssimo! Parabéns ao Douro e, por favor, anulem a acção dos selvagens que, aqui e ali, vão destruindo aquela paisagem... veja-se o caso das lixeiras!

nautilus disse...

Bem pior que as lixeiras que essas podem ser retiradas, é a destruição da paisagem de socalcos, em nome da mecanização da produção vitivinícola. Não sei quais são as vantagens do ponto de vista da produção, e é certo que não se pode pôr em risco a competitivade apenas para conservar uma paisagem, mas os socalcos tinham a vantagem de evitar a erosão e a perda irremediável de solos (e sem solos também não há vinhas), e assim está-se a pôr em risco a classificação como Património Mundial e atrás disso o potencial turístico.

o rural disse...

Sim, concordo! A moda das vinhas serem implantadas prependicularmente às curvas de nível, ao contrário de serem paralelas a estas como sempre se fez, embora seja muito mais barato leva, inevitavelmente, a uma erosão muito mais acelerada dos solos.

garina do mar disse...

o Douro é muito bonito... sobretudo quando reflecte o que está à volta!!

tirem o lixo está bem? e não estraguem os socalcos pode ser?

e ponham essas estruturas todas de missão a fazer alguma coisa, sim?

garina do mar disse...

e oh senhor rural, não se esqueça do que lhe pedi está bem?

o rural disse...

ainda não acabei de ler tudo... depois digo!

garina do mar disse...

conto consigo senhor rural! agora também tenho que estudar as propostas para o sistema portuário mas há quem esteja interessado em estudar o PDRural..

tenho um livro giro sobre o Douro Património Mundial! ia mostrá-lo aqui hoje mas isto hoje está cheio de coisas novas!! amanhã ponho...