21 fevereiro 2023

Cais Palafítico da Carrasqueira

Situa-se na Reserva Natural do Estuário do Sado e é daquelas construções em que o engenho humano resolveu, com simplicidade, um problema.
No estuário do Sado, durante a baixa-mar, os pescadores sentiam bastantes dificuldades em ultrapassar o lodo do leito do rio e aceder às suas embarcações, de forma a poderem zarpar para águas livres e, aí, poderem pescar.
Assim, alguns pescadores, em meados do século XX, mais concretamente nos anos 50 e 60, tiveram a ideia de construir um passadiço de madeira para ultrapassar os efeitos da natureza e aceder mais facilmente aos seus barcos.

Aos poucos, novas estacas de madeira e tabuados foram sendo adicionadas, chegando-se ao pequeno labirinto de passadiços e recantos que hoje em dia existem.

É uma verdadeira obra-prima da arquitectura popular, construída de uma forma irregular, aparentemente frágil sem o ser, que continua a cumprir plenamente a missão para que foi idealizada. 

Ao invés do que aconteceu com o Nautilus aqui, desta vez estava preia-mar. A Serra da Arrábida, sempre presente por aqueles lados, vislumbra-se ao fundo.

1 comentário:

garina do mar disse...

já não vou lá há algum tempo mas dá ideia que alguns passadiços foram entretanto recuperados!!! aliás era uma ideia do ICNF...
quero lá voltar um dia ao pôr do sol!! parece que se obtêm umas imagens fantásticas...