23 outubro 2021

Capela de San Caralampio

Esta curiosa capela situa-se na Ilha da Toxa, que está ligada à vila de O Grove por uma ponte, perto de Pontevedra. Tem a particularidade de estar totalmente revestida com conchas de vieiras que, como é sabido, abundam na região.
 
Originalmente, em 1909 quando foi construída, não tinha este aspecto. Com efeito, as fortes chuvadas que assolam continuamente esta região acabaram por deteriorar a estrutura, provocando enormes manchas de humidade e infiltrações no seu interior, sobretudo na fachada Sul onde se situa o altar.   
Vendo a capela a danificar-se e o altar em perigo, Raimundo Riestra Calderón, II Marquês de Riestra, decidiu, nos finais dos anos 40 do séc. XX, falar com um pedreiro da vila chamado Anselmo Millán, para que este conseguisse arranjar uma solução para o problema.
O homem, aconselhou então uma forma tradicional de evitar a penetração da água, que consistia em cobrir as fachadas com conchas de vieiras, de tal forma que a água escorresse por elas sem se infiltrar para o interior da edificação. Inicialmente na fachada Sul e, depois, toda a igreja, ficaram então cobertas com este revestimento natural. Como nota final, referir que estava a chover quando por lá passámos...

2 comentários:

garina do mar disse...

que igreja tão gira!! esta não conhecia... a ideia das conchas é fantástica!!!
mas também nunca fui à Toxa (é um bocado turístico a mais, pelo menos no Verão...)

Nautilus disse...

Que ideia extraordinária! E ainda por cima simbólica na zona das peregrinações a Santiago. Será que terá sido usada noutros locais? (a "minha" concha não dava para essas coisas :D)