22 outubro 2020

Mina de sal gema de Loulé (1)

A Ciência Viva no Verão já há uns anos que incluía esta actividade. Como era cedo e longe fui adiando mas este ano até estava no Algarve na altura de uma destas visitas de maneira que resolvi inscrever-me.
Para chegar à mina desce-se por aquele elevador (na realidade são dois em sistema de contrapeso, ou seja quando um sobe o outro desce) onde cabem à justa quatro pessoas. Em baixo o elevador à chegada aos cerca de 230 m de profundidade.
Existe ainda um monta-cargas, localizado na outra extremidade da mina, mas que na realidade não é muito maior: permite apenas a subida dos caixotes de sal (e a descida da maquinaria, em peças).
Caso os elevadores se avariem os 230 m podem ser vencidos através de uma escada de madeira, que não é "quebra-costas" mas quase!
Ao chegar lá abaixo e antes que os olhos se habituem, os corredores são bastante escuros, nem os flash das máquinas são suficientes para mostrar a imensidão de corredores que percorrem o subsolo da cidade de Loulé.
Mas quando nos fixamos no detalhe conseguimos ver coisas muito bonitas como estas estalactites de sal, que se formam devido ao forte sistema de ventilação.
Apesar de este corredor ser bastante "branquinho", a maior parte deles é muito colorida (como hei-de mostrar noutro dia), dado que na mina existe uma grande mistura de "sais" (o sal-gema de Loulé é composto por minerais de halite (sal comum), de argila, de gesso e de outros sais, tais como o cloreto de potássio e o cloreto de magnésio).
Em resultado disso este sal tem duas utilizações principais: as estradas para evitar o congelamento, no Inverno, e rações para animais dado que os vários minerais que o compõem são bons para a sua alimentação.
Brevemente mostrarei as várias máquinas que são utilizadas na produção de sal.
Podem ir vendo mais informação, sobre a mina, o sal gema e sobre como a visitar em http://www.techsalt.pt/

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Engraçado... não fazia ideia da sua existência...

Nautilus disse...

Muito interessante. Sabia da mina e de se fazerem lá tratamentos para a asma? mas não fazia ideia que se pudesse visitar. Fica na lista...

Nautilus disse...

Já agora, sempre achei que produzisse sal puro ou "purificável". E imaginava tudo branquinho. Não fazia ideia que era um produto, embora também útil, tão "misturado".