06 junho 2019

Dois novos leões na Gorongosa


Gosto muito da picada do Urema (ver aqui). A seguir ao Mussicadzi e ao pôr do sol no Sungué é um dos percursos que gosto sempre de fazer. Ao contrário dos guias que torcem sempre o nariz: é verdade que a picada é mais longa que as outras e que no troço inicial não se vêem muitos animais, mas (opinião minha) os que se vêem são sempre interessantes. E a parte final, que corre junto ao rio, é verdadeiramente bonita.
Como desta vez as picadas mais próximas do lago Urema estavam ainda alagadas, lá consegui convencer o guia a fazermos a picada e depois virávamos para a 7 (não se conseguia chegar à 11) para tentar ver búfalos ou elefantes.
Mesmo assim, depois de termos visto uma família de pala-palas (Hippotragus niger) com adultos e crias, um elefante e um grupo de gondongas (Alcelaphus buselaphus lichtensteinii), ele continuava a dizer "it's a long road…". E de repente "leão!!!". Estava um leão parado na estrada!


Começámos a aproximar-nos devagarinho e o leão entrou para o mato. Quando estávamos mais perto, e percebemos que estavam restos de uma caçada no meio da estrada, o leão sai decididamente na nossa direcção. Uups… era um leão desconhecido, relativamente jovem e por isso potencialmente agressivo, e o carro um carro aberto pelo que recuámos devagarinho até ele parar.

E a seguir sai mais um do mato que se aproximou do primeiro.

Ainda se pegaram um com o outro: se calhar não estavam de acordo sobre o que fazer relativamente à nossa presença.

Depois de "conferenciarem" resolveram deitar-se no meio da estrada e por lá ficaram sem vontade nenhuma de deixar a presa ao nosso alcance.

E nós, como não podíamos passar, demos meia volta, avisámos o guia chefe (pouco depois foram à procura dos leões, desta vez com um carro fechado ;) ) e voltámos a fazer a "long road".

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

São uns animais fantásticos. E dois novos leões por aquelas bandas, é sempre uma excelente notícia!

janadocher disse...

Para a Gorongosa essa notícia é muito boa,o nosso objectivo é ter mais animais como estes para que os nossoa visitantes vejam.

Nautilus disse...

Grande história com uma excelente notícia. Esperemos que se mantenham por lá mas de qualquer forma é um bom sinal: significa que há território e alimento para mais grupos de leões.