15 março 2019

Namíbia - Cape Cross (II)

Esta colónia de "Cape Fur Seals" é uma das maiores do mundo, abrigando entre 80 e 100.000 destas chamadas focas, mas que na verdade são lobos-marinhos. Indescritível... o que parece ser rocha, são animais...
Este, presta homenagem à réplica do padrão deixado pelo navegador Diogo Cão. Sim, porque o original está algures na Alemanha, depois de ter sido "retirado" do local durante a colonização germânica da Namíbia.
Não há muito a dizer, pois encontramos de tudo um pouco.
Desde aquilo que parece ser uma discussão veemente, em que o som que é emitido parece mesmo um balido...
até a uma espécie de meditação prolongada em silêncio.
Uns vão coçando os parasitas que incomodam e outros, mais pequenos, mamando, mesmo que quase a dormir.
Os chacais, esses, estão sempre por perto a rondar a colónia; animais oportunistas, vão muitas vezes tentando a sua sorte, até conseguirem roubar uma cria mais frágil para se alimentarem.

4 comentários:

Nautilus disse...

Ena tantos! Aqui é a sério. E na realidade na Namíbia é que estão as colónias de reprodução, o Cabo é só um destino de férias… Como é que chegam tão perto deles? Há passadiços?

Laurus nobilis disse...

Sim, há uns passadiços e, como são tantos, é fácil estar a observá-los de perto. Ir para o meio deles é que não é aconselhável, sobretudo por causa da existência de crias, sempre supervisionadas pelas mães. Em abono da verdade, a maioria dos registos foram sobretudo efectuados por uma 70-300 mm da Canon...

garina do mar disse...

tantas "foquinhas"!!! tinha perdido os lobo-marinhos de Cape Cross...
um destes dias um lobo-marinho bebé daqueles da Madeira foi passear até ao Porto Santo: qualquer dia são os da Namíbia que nos vêm visitar…

os chacais são muito estranhos, estarão a perder a pelagem de Inverno?

Laurus nobilis disse...

Entretanto li esta notícia; ainda bem!
https://observador.pt/2019/05/17/padrao-portugues-com-500-anos-foi-roubado-da-namibia-no-seculo-xix-vai-ser-devolvido/