27 maio 2018

Um safari no Botswana - 9º dia: Makgadikgadi pans


(clique na imagem para ampliar)
Saímos de Maun, desta vez definitivamente, em direcção a Nata onde iríamos ficar uma noite para poder visitar os Makgadikgadi pans. Que são o que resta de um enorme lago interior, o lago Makgadikgadi, que agora não é mais do que um grande conjunto de "pans", ou seja lagos mais pequenos, separados por faixas desérticas, e que em muitos casos só têm água numa parte do ano. Já tínhamos atravessado um bocadinho desta imensa planície salgada no 2º dia, quando fomos do Santuário Khama Rhino até Maun, na estrada que contorna os "pans" por Sul e Poente (e que é também a que separa os "pans" do Kalahari Central).
Pelo caminho tivemos sorte: pouco depois de passarmos por Gweta tivemos que fazer um desvio porque a estrada estava alagada e demos com este grande grupo de flamingos.


Ao fim da tarde saímos para visitar o Santuário para a Avifauna de Nata que se localiza na zona Nordeste do Sua Pan, o maior dos Makgadikgadi pans, com quase 5 mil km2. A época do ano não era a melhor dado que os diversos guias dizem que nesta zona existe muito pouca vida selvagem na época seca devido a apenas existir água salgada mas que depois das chuvas este é um habitat importante para as espécies migradoras, incluindo zebras, bois-cavalos, os predadores que os perseguem e, sobretudo, para as aves migratórias com destaque para as várias espécies de flamingos (o Sua Pan é um dos locais mais importantes em África para a reprodução dos flamingos rosas (Phoenicopterus roseus), tendo também alguma importância para a reprodução do flamingo-pequeno (Phoenicopterus minor)).

De onde em onde viam-se alguns bandos de aves cruzando o céu mas as primeiras que vimos mais de perto, depois de entrar no santuário, foi este bando de avestruzes. Que não foram fáceis de fotografar porque, apesar de não estarem a "enterrar a cabeça na areia", estavam sempre de cabeça baixa e por isso escondida pelas ervas.

Seguindo até à borda do Sua Pan fomos vendo, nalguns dos lagos mais pequenos, alguns flamingos, ao longe, uns pelicanos, mais perto,

e finalmente, quando já estávamos à beira do Sua Pan, um bando de flamingos sobrevoou-nos suficientemente perto para dar fotos bonitas.

E ali ficámos, à beira de uma imensidão de água salgada, sem ondas...

para ver um bonito pôr do sol.

2 comentários:

Nautilus disse...

Impressionante a dimensão dos lagos. É pena não se ver mais bicharada, parece mesmo que não foste na melhor altura. Deve ser espantoso ir na altura da nidificação dos flamingos.

Laurus nobilis disse...

Uau!!! Assim, até me fazes gostar de animais de penas! Água e mais água... Está linda, a fotografia do "esquadrão" de flamingos.