15 março 2018

A "praia ao lado" da das Avencas


A praia das Avencas e a sua ZIBA são limitadas, do lado nascente, por uma outra "praia", que na realidade praticamente nem tem areia: a praia da Parede.
No entanto, a falta de areia é compensada pela variedade de formações geológicas, que vão desde uma "calçada de gigantes" como a da imagem de cima, a muros rochosos (ver foto abaixo) que parecem construídos pelo homem mas são o resultado de intrusões vulcânicas,

passando ainda por "colecções" de fósseis

que contrastam com lajes perfeitamente planas.

Mas o verdadeiro ex-libris desta praia são as cavidades/poças de água da plataforma rochosa que, recentemente (há cerca de uma década), se descobriu que eram pegadas de dinossáurio.

Não consegui fazer uma boa fotografia porque uma parte estava coberta de areia, mas fica aqui o relatório geológico que as caracteriza.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Engraçado... Não sabia da existência de pegadas de dinossauros na Costa do Estoril. Tenho de ir ver isto melhor.

garina do mar disse...

esta coisa das pegadas é mesmo engraçada!! há umas pocinhas ou umas marcas numas rochas e depois descobre-se que têm um padrão regular e são pegadas... deve haver imensas que estamos todos fartos de ver e nem suspeitamos que possam ser!!! como aliás foi o caso destas: há anos que esta praia é utilizada e só há pouco tempo é que se descobriram...
giro! e o resto das formações também!!!