05 setembro 2017

Concurso de fotografia "Photar a Gorongosa"


Título: Cumplicidade. Subtema: Fauna. Descrição do local e do motivo: A fotografia foi tirada junto ao rio Sungué que estava ainda bastante fora das margens e mais parecia um lago; mostra o namoro de um casal de grous coroados (Balearica regulorum). Data: 8 de Maio de 2014. Razão: O grou coroado é uma ave lindíssima e pouco comum, dado que está classificada como “em perigo”; no entanto este casal encontrou um refúgio na Gorongosa: gosto de os encontrar quando visito o Parque e gostei da cumplicidade revelada pelo olhar entre eles.

No final de 2014, o Centro Cultural Português da Beira, o Parque Nacional da Gorongosa e o Girassol (agora Montebelo) Gorongosa, organizaram este concurso de fotografia. Enviei três fotos: a de cima e as duas abaixo.

Título: Continuidade


Título: Reflexos do Poente

A foto de cima "Cumplicidade" ganhou o primeiro prémio: uma noite na Gorongosa, um jantar e um safari (para duas pessoas) e o livro do E. O. Wilson "Life on Earth" onde a Gorongosa é inúmeras vezes referida.
O livro enviaram-mo logo, mas só agora consegui ir receber a outra parte do prémio... Foi um gosto regressar à Gorongosa!!

E, está claro, tinha que ir procurar os grous coroados! O que desta vez não foi fácil, só mesmo no último dia é que os consegui ver e mais longe do que é costume. Pela foto dir-se-ia que estavam "desavindos", mas não... lá andavam os dois juntinhos com a cumplicidade de sempre.


E aqui reproduzo também o agradecimento que pedi que fosse lido na altura da entrega dos prémios em que não pude estar:
“Com muita pena minha não posso estar aí, nessa terra tão longe mas que está sempre no meu coração.
Fico muito honrada por as minhas fotografias terem sido escolhidas para uma exposição destinada a promover a indiscutível beleza e riqueza natural do Parque Natural da Gorongosa, um dos mais emblemáticos símbolos de Moçambique.
Quero por isso agradecer ao Centro Cultural Português da Beira, ao Parque Nacional da Gorongosa e ao Girassol Gorongosa, mas sobretudo quero deixar um agradecimento muito especial a todos os que votaram na fotografia que ganhou e que assim, se juntaram a mim neste pequeno mas sentido contributo para valorizar a Gorongosa.
Bem hajam, e até breve!”

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Parabéns, miúda! As fotografias estão óptimas, mas os títulos que deste não ficam a trás!

Nautilus disse...

Bonitas fotos! Já as tinha visto mas foi há algum tempo: tenho ideia que participei naquela consulta que fizeste para escolher as 3 melhores mas já não me lembro quais escolhi.
Ainda bem que conseguiste ir "buscar" o prémio :) E que voltaste a ver os grous: há que cumprir a tradição.