09 julho 2017

Lapa de Santa Margarida


Na costa Sul da serra da Arrábida, entre o Portinho e Alpertuche, localiza-se esta ampla gruta cavada pelo mar. No interior localiza-se uma pequena capela (que já vi em melhor estado), dedicada a Santa Margarida, que deu o nome à Lapa, mas existem também vestígios de tempos pre-históricos.
A Lapa de Santa Margarida é uma ampla caverna com duas aberturas, uma na falésia, por onde se processa a entrada, e outra ao nível do mar.


São impressionantes as enormes colunas formadas por estalactites e estalagmites,

bem como os tectos e paredes de brecha e conglomerado com cores que vão do rosa ao cinzento.


Para lá chegar é necessário descer (e depois subir) uma bonita escadaria (infelizmente bastante degradada) escondida pela vegetação de "maquis" que caracteriza a serra da Arrábida. O acesso, que não está assinalado, localiza-se na descida para o Portinho, em frente ao centro de férias da Casa do Gaiato.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

As coisas que tu sabes... Deve ser bem giro explorar o local. Não fazia ideia da sua existência.

garina do mar disse...

a Lapa de Santa Margarida!!! vinha tantas vezes aqui quando era pequena... no Inverno costumávamos fazer os piqueniques familiares no terraço do anexo da Pousada, que é agora da Casa do Gaiato, e era um dos passeios do costume: ou subir até ao Convento ou descer até à Lapa...
tens razão, está um bocado abandonada!! a capelinha tinha umas colunas que a enfeitavam e guardavam as imagens... mas continua um sítio bonito!!