15 março 2016

Astérix e a Guerra das Gálias


Os comentários sobre a Guerra das Gálias (Commentarii de Bello Gallico) de Júlio César foram durante muitos anos a melhor fonte de informação sobre os Celtas e mais particularmente sobre os Gauleses.
Com efeito, estes povos não deixaram informação escrita e mesmo as suas aldeias, maioritariamente construídas em madeira, desapareceram.

Júlio César, como bom militar que era, estudava aprofundadamente os povos que ia conquistar. E as suas notas chegaram até aos nossos tempos e foram detalhadamente analisadas por quem queria estudar o povo Celta.


Actualmente, através da utilização da tecnologia LIDAR (teledetecção por laser, ver aqui), foi possível descobrir as fundações das fortificações desaparecidas, permitindo uma pesquisa arqueológica muito detalhada e chegar a novas informações que, no entanto, não contrariam mas sim complementam as obtidas através dos escritos de Júlio César.

Opinião diferente tem o Astérix. E isso é bem patente no novo livro “Le Papyrus de César” que brilhantemente parodia o livro de Júlio César e a sua "imprecisão" no que respeita à aldeia Gaulesa que nunca conseguiu conquistar.

A ler, quer um quer outro: “De Bello Gallico” (A Guerra das Gálias), de Júlio César e “Le Papyrus de César” (O Papiro de César), de Jean-Yves Ferri e Didier Conrad.

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Belo artigo! Já li o "Papiro de César" e é bom voltar à velha linha editorial dos Astérix que, aliás, já se notava desde "Astérix e os Pictos", acabando com uns devaneios completamente aberrantes que aconteceram nos últimos livros antes destes dois. Quanto à "Guerra das Gálias", não há dúvida que é um registo precioso para se entender mais sobre os povos que habitavam as "Gálias" mas, por mim, continuo a concordar com o Obélix: "Estes romanos são loucos!"

Voz do Vento disse...

E a Guerra das Gálias localiza Alésia?

garina do mar disse...

também já li o Le Papyrus de César... é bem divertido!!
e não gosto dos romanos!!!

e vi a exposição dos Gauleses, há uns 3 ou 4 anos... onde eles mostravam tudo o que descobriram graças à tecnologia lidar!!! montes de aldeias!! e Alésia... (pelo que percebi com as descrições do Júlio César havia 2 ou 3 locais que "reclamavam" ter sido Alésia, mas com o lidar "viram" as fundações da fortificação e foram escavar e encontraram as armas, os escudos, etc....)
e chegaram à conclusão que os gauleses comiam outras coisas para além dos javalis ;) e até tinham sabão!!!