31 dezembro 2015

Forte da Ínsua


Convento do século XV, posteriormente protegido por uma fortaleza, localiza-se numa pequena ilha fronteira ao estuário do rio Minho e ao pinhal do Camarido, dominado pelo monte de Santa Tecla, na Galiza.

Monumento Nacional, foi cedido ao IPVC, que quer(ia) aproveitá-lo para acolher um Centro de Estudos de Recursos e Animação do Mar e dos Rios, incluindo gabinetes de trabalho, salas de reuniões e de conferências, alojamentos, cozinha e laboratório...

Num projecto em que colaborei, e considerando que devido aos problemas de acessibilidade se corria o risco de os investigadores se sentirem “prisioneiros” em especial nas horas vagas e tendo em conta a sua localização privilegiada e o silêncio/som do mar, propunhamos antes a sua transformação num hotel de charme de muito alta qualidade, dotado de um centro de talassoterapia (utilizando algas da região), de um restaurante gourmet de peixe, e placa de aterragem de helicóptero.


Nada aconteceu até agora...

Mais informação aqui, de onde foi tirada a foto abaixo

e aqui, a partir da página 53.

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Nunca visitei, mas sempre que passo por lá pergunto-me porque é que não está turisticamente aproveitado. Pelos vistos não só há ideias como, também, parecem-me exequíveis. Depois dizem que não há condições para dinamizar o património e as regiões.

Nautilus disse...

Eu não me importava nada de passar umas duas noites num sítio destes. Desde que tivesse com que me entreter, mas a talassoterapia pode ser uma boa ideia. Já se fosse "cientista" penso que gostaria de poder beber uma cerveja em terra ao fim do dia...

Penso que em Inglaterra há uma ilha-forte que foi aproveitada para hotel.

Voz do Vento disse...

Este local é lindíssimo e realmente não se percebe bem porque é que este forte não é utilizado para um qualquer fim, turístico ou não. Santa Tecla ou em galego Santa Tegra tem um castro fantástico, com uma vista sobre a foz do Rio Minho fabulosa, onde este forte é um verdadeiro ex-líbris . O LN já aqui pôs um artigo sobre o povoado e o monte.