09 novembro 2015

Porto de pesca do Samouco

 A cerca de 1 km em linha recta da Ponte Vasco da Gama, situa-se o porto de pesca do Samouco, mesmo ao lado da sua praia fluvial.

Outrora, a pesca no Tejo era complemento da actividade agrícola, ali, ao lado de Alcochete,
 com Lisboa do outro lado da margem.

Hoje em dia, poucos são os que vão pescar e, a actividade de mariscador, muitas vezes ilegal, é a principal ocupação, sendo exercida quer por locais, quer por imigrantes de Leste que, à primeira vista, parecem ser a maioria.


5 comentários:

Navegante disse...

Conheço uma marisqueira óptima no Samouco! Bonitas as fotos e o portinho, mas é pena que a pesca já não seja o sustento das gentes que frequentam o local.

Nautilus disse...

Penso que aqui é mesmo tudo ilegal. São aqueles que apanham a ameijoa japonesa. Mas o portinho é engraçado. Nada que se compare com a Carrasqueira claro, até porque esse é mesmo porto de pesca.
As fotos estão giras

Voz do Vento disse...

É uma pena que ninguém ponha alguma ordem nas actividades que ali se desenvolvem e não haja nenhuma intervenção, tendo em vista acabar com alguma degradação já visível. Devido ao seu passado, este tipo de locais merecia um pouco mais de respeito por parte das autarquias...

garina do mar disse...

o Samouco está referenciado como ancoradouro de pesca e de recreio e teoricamente está prevista a sua recuperação...
mas não tem "passado"!! a actividade complementar do Samouco era o sal e não a pesca...
já não tem o tubarão catavento?

Laurus nobilis disse...

Só conheço o "Moinho da Praia", que fica junto à praia fluvial; "tubarão catavento", nunca ouvi falar; penso que estás a falar de um restaurante... Claro que um dos complementos e bastante importante era o sal mas, tal como todas as povoações ao longo do Tejo, a pesca e a agricultura coexistiram desde sempre. Actualmente, em relação ao sal, entramos numa perspectiva museológica mas, barquitos de pesca, ilegais ou não, ainda existem alguns. Poucos, é um facto!