06 agosto 2015

Passeio no Douro (1)


Na albufeira da Valeira, uma das mais bonitas, onde se misturam escarpas agrestes e vinhas a perder de vista dos conhecidos produtores de vinhos do Porto e do Douro.
Na foto de baixo, a bóia assinala que estamos a 160 km da foz.

O rio está bem preparado para estes passeios autónomos, com os cais, os postos de combustível e os restaurantes assinalados ao longo das margens.



E pequenas fluvinas de apoio, para pernoitar ou ir almoçar ou beber um café.
Nesta, onde parámos para almoçar, vê-se o "motor sailor" em que fizemos o passeio: um barco que anda sobretudo a motor mas que pode levar um mastro, neste caso com um sistema que o permite baixar nas pontes e eclusas.


A Dourovou, que aluga estas pequenas embarcações para passeios diários ou de vários dias, tem a concessão da fluvina localizada junto ao cais da Ferradosa e ainda uns chalets de apoio e uma pequena piscina (ver foto de baixo).

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Não conheço, mas devem ser uns dias bem passados. E, contrariamente ao que normalmente se passa por este país fora, parece que as infraestruturas e locais de apoio funcionam!

Nautilus disse...

Finalmente conseguiste ir à Valeira :) É bem bonita esta albufeira. E sabe sempre bem andar na água com o calor que tem estado.
Espero que tenhas passado na zona onde era o Cachão.