24 junho 2014

Looduskalender


Ou Calendário da Natureza. É uma página, criada em 2006, para divulgar a Natureza da Estónia, mas com seguidores de todo o mundo, tendo, inclusivamente subpáginas em inglês, alemão, espanhol e russo.

Nesta página, além da "fotografia diária" e das histórias que acompanham cada uma essas fotografias, encontram-se ligações para diversas câmaras que mostram, em ligação directa, a vida de alguns animais. Algumas das câmaras funcionam o ano inteiro mas outras são relocalizadas e mostram animais diferentes no Verão e no Inverno.

Assim, agora estão on-line
as focas cinzentas do Vilsandi National Park que normalmente se vêem melhor no Inverno e Primavera mas nesta altura aparecem por lá de vez em quando,

(esta câmara é alimentada por painéis solares)

os ursos da floresta de Alutaguse,


a câmara da ilha de Saaremaa que neste momento está virada para uma toca de texugos mas no Inverno mostra uma floresta onde se passeiam veados e texugos


e ainda ninhos de várias espécies de aves, normalmente aves que estão a ser estudadas (e algumas seguidas através de emissores) pela Sociedade Ornitológica da Estónia.


No Inverno uma das câmaras mais interessantes está virada para um alimentador em Ilmatsalu onde aparecem sobretudo javalis mas também corços, raposas e cães mapaches, às vezes alces, e onde já se têm ouvido lobos a uivar.


Note-se que sendo "Natureza", os animais aparecem quando querem e as aves por vezes não chegam a pôr ovos ou as posturas não correm bem.

E ainda uma outra câmara, a do Käsmu Maritime Museum, ligada todo o ano e onde se pode ver, nesta altura, o sol da meia-noite e, no Inverno, o mar gelado e, muito de vez em quando, auroras boreais.


Saiba mais em http://www.looduskalender.ee/en/

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Já lá passei várias vezes; eis uma bela iniciativa. Além disso, de vez em quando, no meio da confusão que é o dia-a-dia, é reconfortante passar os olhos por uma ou duas câmaras.

Voz do Vento disse...

Brilhante! Tenho de ver o Sol da meia-noite!

garina do mar disse...

olha as câmaras da Estónia!!! gosto muito, sobretudo da dos javalis ;) são uma boa companhia quando se tem que trabalhar à noite, estão ali no groink groink manch manch... na de Kasmu também já vi uns por/nascer do sol bem giros!! e as foquinhas também são cómicas, fazem uma espécie de uns miados...
pena cá não haver uma coisa parecida: há aquelas do Público mas estão tão pouco divulgadas... e não têm som!!!