08 abril 2014

Moinho de maré da Mourisca


Ontem foi o dia nacional dos moinhos. E lembrei-me que, não só tinha estado há pouco tempo no Moinho de Maré da Mourisca, mas também que já publicámos por aqui vários moinhos como o Moinho do Marinheiro (ver aqui e aqui, o Moinho dos Canais (ver aqui e aqui, os Moinhos da Apúlia (ver aqui e aqui), o Moinho de Fresulfe (ver aqui) e os Moinhos de Porto Santo (ver aqui) e nunca publicámos um moinho de maré...

O moinho recebe a água a partir da caldeira que está do lado direito na fotografia de cima. Quando a maré está cheia, a comporta (ver abaixo) é fechada e só volta a ser aberta na maré vazia.
Nessa altura a água é dirigida para um canal (que não se vê muito bem na fotografia abaixo),


faz andar as várias mós do moinho


e volta a sair para o rio.


O Moinho de Maré da Mourisca localiza-se na zona da Gâmbia, junto ao rio Sado e é visitável de Quarta-feira a Domingo, entre as 9:30h e as 19:30h, no Verão e entre as 10:00h e as 18:00h no Inverno.
Tem um café e uma esplanada muito agradáveis e de vez em quando realizam-se por lá diversos tipos de actividades. Fica aqui o Catálogo de Actividades de 2013, parece que o de 2014 está a ser preparado.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Já devem existir tão poucos a funcionar, mesmo que seja só para os turistas. Bela reportagem e, já agora, os meus parabéns a quem o mantém em actividade, mesmo que lúdica!.

garina do mar disse...

este conheço bem :)
é onde fazem a Observanatura, aquela "feira" para observadores de aves e da natureza em geral!!! nessa altura para além das "barraquinhas" dos operadores de turismo de natureza e dos sítios giros para se ir também há provas e vendas de produtos das áreas protegidas... e palestras (já fiz uma por lá, precisamente no moinho)...
mas a confusão é tão grande que é impossível fotografar sem apanhar resmas de pessoas!!
e ali à volta há uns passeios muito giros que dão para ver flamingos e colhereiros e muita outra passarada...
mas assim ficou bem explicado como o moinho funciona!!!