05 setembro 2013

Por terras do Ocreza


O rio Ocreza é um afluente da margem direita do rio Tejo (entre o Pônsul e o Zêzere). Nasce na serra da Gardunha e corre para sul, sempre a acompanhar a "margem direita" da A23, até quase à foz. Logo na zona da Cova da Beira é bem visível a albufeira da Marateca (Santa Águeda) e quem fizer a estrada da A23 para Proença-a-Nova também pode ver umas bonitas imagens da albufeira de Pracana.
(mapa extraído da Carta Itinerária de Portugal do Instituto Geográfico do Exército (clique para ampliar))

O nosso passeio andou pelo troço médio do rio.

A ideia era fazer um piquenique nas margens do rio, perto de Sarnadinha (na foto de cima), mas não encontrámos sombra onde nos pudessemos sentar.

Mas como um dos objectivos era passar pelas Portas do Almourão, o piquenique foi mesmo num dos miradouros (não, infelizmente não tem parque de merendas mas como os miradouros têm uns belos estrados de madeira foi mesmo aí). E como podem ver, vale a pena!


O dia acabou na praia fluvial da Fróia, desta vez com bastante menos água (e com mais gente) do que da última vez em que lá estive, mas sempre muito bonita.

4 comentários:

Laurus nobilis disse...

Paisagens soberbas! Ainda há muito para descobrir neste cantinho à beira mar plantado!

Voz do Vento disse...

Portugal é lindo e a maioria dos urbanos que nos rodeiam, ainda não percebeu isso... Vamos ver o que resta depois deste último inferno de fogos, com que fomos brindados. Aliás, somos periodicamente brindados e, este ano, estava-se a adivinhar o que ia acontecer, depois de chover até tão tarde.

Laurus nobilis disse...

Sim, o mato cresceu muito e depois vieram temperaturas de 40º. Mas o maior problema é a floresta não ser descontinuada ou seja, centenas ou milhares de hectares seguidos de floresta, com o nosso clima, acaba por ser fatal.

Nautilus disse...

Sei muito bem qual é a albufeira da Marateca, tem sempre uns efeitos muito bonitos ao fim do dia. Mas não fazia ideia que era no Ocreza.
É de facto um rio muito bonito.
E estas "portinhas" são lindíssimas: tenho que as ir espreitar.