17 março 2013

Em busca de quebra-ossos


O abutre quebra-ossos (Gypaetus barbatus) é uma ave que está incluída na lista vermelha da IUCN. Apesar de desde há cerca de 10 anos ser já considerada como "pouco preocupante", em parte devido a um amplo programa de reintrodução da espécie, em Portugal deixou de ocorrer desde o início do século XIX, registando-se apenas, e muito recentemente, algumas incursões de quebra-ossos espanhóis.

Ou seja, para os ver é preciso viajar. Um dos locais onde é possível avistá-los - existem cerca de 10 casais - é na Sierra de Guara (em Huesca) onde a associação Fondo Amigos del Buitre gere o alimentador de Santa Cilia, destinado a quebra-ossos e abutres do Egipto e maioritariamente utilizado por grifos.

Foi lá que vi este lindo exemplar.


Outro local é o Parque Nacional de Ordesa Y Monte Perdido onde numa paisagem deslumbrante vivem cerca de 3 dezenas de quebra-ossos.

Vi alguns, e um deles, um juvenil, andou a voar mesmo por cima do carro, mas como começou a nevar as fotos não ficaram grande coisa.

Um dos melhores locais para os observar é junto às gargantas do rio Escuain: de um lado e do outro do rio existem duas aldeias - Escuain e Revilla - praticamente abandonadas, mas cuja estrada permite o acesso à vários miradouros.

Outro local, também em Espanha, é na Andaluzia onde os quebra-ossos também foram extintos mas têm vindo a ser reintroduzidos através de um programa europeu do qual falarei mais tarde.

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Bela reportagem e belas paisagens. Estes planos de reintrodução de espécies extintas ou quase extintas pelos vistos, até funcionam, desde que o meio envolvente ajude e mantenha as características necessárias. Podiam tentar em Portugal, talvez lá para cima, algures no Douro Internacional.

garina do mar disse...

pois... o Douro Internacional era um bom sítio!! ou o Tejo...
se há comida para grifos devem sobrar ossos para os quebra-ossos!!

mas se calhar é melhor esperar para ver o que acontece com os linces... e pode ser que eles venham cá ter "pelas suas asas": um dos que andam por cá mais recentemente entrou pela zona de Bragança

Nautilus disse...

Os quebra-ossos têm uma beleza estranha, com um ar talvez "medieval". E o facto de só se alimentarem de ossos também é estranho, mas no fundo assumem uma parte da cadeia alimentar.

E o Parque de Ordesa y Monte Perdido deve ser lindo: esta garganta é fabulosa.