24 fevereiro 2013

As aventuras da Garina do Mar... numa ilha do Atlântico (6)


3º dia (cont.) - de regresso à costa sul (sudeste)

Para (quase) terminar o relato deste 3º dia que já vai longo no tempo, ficam aqui umas imagens da costa sul, enquadrada a nordeste pela ponta da Galé e ilhéu de Cima mesmo junto à marina (foto de cima) e, a sudoeste, pela ponta da Calheta e ilhéu de Baixo ou da Cal que já vos mostrei por aqui (foto abaixo).

Junto a um dos miradouros mais conhecidos, o da Portela, encontram-se alguns dos moinhos de vento da ilha, de madeira e rotativos, que datam do fim do século XVIII e serviam para a moagem da farinha necessária ao fabrico de pão.

Desse miradouro tem-se também uma boa vista do interior da ilha, abrangendo o campo de golfe e o aeroporto.

Por fim, fica uma imagem "aérea" da capital da ilha - Vila Baleira -, também localizada na costa sul, e da sua ponte cais.

3 comentários:

Laurus nobilis disse...

Voltaste aos passeios em Porto Santo. Andei a investigar e não cheguei a nenhuma conclusão; o quererá dider "Baleira"? A palavra virá de "baleeira (o)"?

É engraçado o facto dos moinhos terem uma estrutura de pedra para os elevar, não assentando directamente no solo.

Nautilus disse...

É tão estranha a difrença entre a Madeira e o Porto Santo: duas ilhas tão próximas, uma com imensa vegetação e esta praticamente desértica. Deve haver problemas de erosão terríveis por aqui, qualquer dia a ilha desaparece.

Imagino que a estutura de pedra dos moinhos seja a base para eles rodarem: vêem-se umas rodas que devem andar numa espécie de carril.

garina do mar disse...

também não sei de onde vem o nome, mas é capaz de ser por isso!!!
ou então era o sítio onde acostavam as baleeiras nos navios... em Porto Santo faziam pão (daí os moinhos) para abastecer as naus e as caravelas!!