08 janeiro 2013
2013 Ano Internacional da Cooperação no domínio da Água
Com o slogan "Water water everywhere, only if we share" (Água, água por todo o lado mas apenas se a partilharmos), 2013 foi escolhido pelas Nações Unidas para ser o
Ano Internacional da Cooperação no Domínio da Água,
com o objectivo de salientar, tanto o potencial associado a uma maior cooperação, como os desafios da gestão da água tendo em conta uma maior procura do acesso à água, da sua distribuição e dos serviços associados.
Este Ano Internacional pretende destacar a história de iniciativas de sucesso relacionadas com a cooperação no domínio da Água, bem como identificar os problemas existentes relacionados com a educação sobre a água, a diplomacia da água, a gestão das águas transfronteiriças, a cooperação financeira, os enquadramentos nacionais/internacionais e as ligações com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. Também constituirá uma oportunidade para apoiar a formulação de novos objectivos que contribuam para o desenvolvimento dos recursos hídricos que sejam verdadeiramente sustentáveis.
Na página do Ano Internacional da Cooperação no domínio da Água encontra informação complementar, como este interessante cartaz sobre o Ciclo da Água:
7 comentários:
Há quem diga, que a luta pela água potável vai ser a grande luta do Séc. XXI...
Sem dúvida! Vai ser um grande sarilho. Ainda bem que se decidiu chamar a atenção para este "bem público". Sobre a gestão das águas transfronteiriças tenho impressão que, no nosso caso, há muito a dizer!
os cartazes são giros! especialmente o do ciclo da água!!!
e é importante haver um "Ano da Água", só o dia já não era suficiente... lá na minha terra ainda há quem ande quilómetros para ir buscar água!!
O problema, é como explicar isto ao meu vizinho que precisa de 500 litros de agua para produzir 1 kg de milho.
Ou como explicar ao meu filho para fechar a torneira enquanto lava os dentes, e depois ele vê a quantidade de agua para regar os campos, só num percurso de 4 km de casa até à escola....
pois... essa dos 500 litros para um 1 km é forte mas será que é verdade?
quanto ao resto - água potável vs água para agricultura - não é bem a mesma coisa, o que está envolvido são os custos de a "aprovisionar" e tratar para os diferentes tipos de consumo e os custos de a tratar antes de a restituir ao meio!!!
A questão é que os 500 litros são necessários para existirem alimentos, enquanto que a água a correr quando se lava os dentes, é desperdício puro e simples. Embora a rega também possa desperdiçar água e muitas vezes desperdiça, penso que são situações bastante diferentes.
Acho que entenderam
(jurei não fazer mais comentários no blog, mas estou a falhar. Não imaginam a seca que me dão para tentar acertar na porcaria dos numeros e letras, cada vez que comento, vamos ver se desta só demoro 5 minutos :))
Enviar um comentário