09 dezembro 2012

Ainda o 1º de Dezembro


No âmbito das comemorações do 1º de Dezembro vieram
parar-me às mãos (ou melhor, ao computador), três interessantes documentos que comemoraram, em 1940, os 800 anos da fundação de Portugal e os 300 anos da sua restauração e que foram agora digitalizados e disponibilizados ao público pela Hemeroteca Municipal de Lisboa. Como me pareceu que estas relíquias deveriam ser divulgadas, aqui ficam (clique nas imagens para acesso aos documentos).

No Diário da Manhã, e depois de ultrapassados os óbvios discursos políticos da época, pode-se encontrar um louvor a "Portugal maior" e uma caracterização de todos os concelhos de Portugal continental e de algumas das grandes obras de fomento realizadas na altura.

Nesta edição de O Século, constam apontamentos sobre a História de Portugal e alguns dos seus personagens, bem como apresentações das grandes obras do Estado Novo, das grandes empresas da época e, de novo, dos Municípios do Continente.

Por fim, esta (também) edição de O Século, foca-se nos Descobrimentos e na Colonização, apresentando informação sobre o Portugal Ultramarino.

3 comentários:

garina do mar disse...

as capas são giras!!! ainda só vi o último mas não tem nada sobre a Beira... ainda devia ser uma terra pequenina na altura...

Laurus nobilis disse...

A Hemeroteca Municipal de Lisboa tem prestado um serviço inestimável na divulgação de documentos vários sobre o país. Sou um frequentador regular e a quantidade de publicações que lá estão, é impressionante. Eis o que se poderia chamar, um bom serviço público! E concordo com a miúda, as capas são lindas!

Voz do Vento disse...

Embora o do Ultramar já não tenha actualidade por força das circunstâncias, não percebo porque é que não se fazem edições didácticas, idênticas a estas, para as datas e acontecimentos realmente importantes da Nossa História; tenho a certeza que os jornais venderiam mais nesses dias; outra coisa que não percebo, é o porquê deste tipo de grafismo, que é normalmente apreciado, ter sido abandonado...