21 outubro 2012

Antílopes da Gorongosa (1)

Deveria estar nesta altura a fazer as malas para mais uma excursão a Moçambique, mas chegámos à conclusão que, como também foi um ano seco por lá, não era boa altura e adiou-se a visita.

Para enganar as saudades ficam aqui alguns dos antílopes que se podem ver no Parque Nacional da Gorongosa. E começo pelo meu preferido: a pala-pala (sable, em inglês), na foto acima.

Abaixo um inhala (nyala) macho numa zona arborizada. As fêmeas que têm uma pelagem bastante mais clara e não têm chifres andavam também por ali mas fugiram...

As impalas existem em grandes manadas no parque, felizmente sem serem a "praga" que existe no Krugger. Em cima um macho.

O inhacoso, ou "piva" (ou waterbuck, em inglês) é também um dos antílopes que existe em grande quantidade no Parque, em especial na zona do "tando".
O "tando" (abaixo) é a zona plana do vale do Rift e da envolvente do lago Urema e um dos locais mais bonitos ao fim do dia.

4 comentários:

Laurus nobilis disse...

Verdadeiras poses para o retrato! É esta vastidão, da última fotografia, que só dificilmente se consegue encontrar na Europa, se é que se consegue.

Nautilus disse...

É verdade, uns lindos retratos! E é impressionante como há tanta variedade de antílopes.
A última fotografia tem umas tonalidades que quase parece uma pintura, deve ser bonito de ver ao vivo: tenho que ir um dia conhecer a Gorongosa.

Voz do Vento disse...

Sabes se tantas variedades se deve ao programa de reintrodução de espécies autóctones? Ou os primeiros a chegar acharam piada ao sítio e "passaram palavra" aos parentes próximos?

garina do mar disse...

na Europa também há estepes... ou pseudo-estepes!!!
e há sítios no nosso Portugal e em Espanha com grandes vastidões, pelo menos equivalentes às da Gorongosa: de resto um dos "valores" da Gorongosa é a diversidade da paisagem...

quanto aos "bichos", não houve tantos assim a serem reintroduzidos!! daquilo que sei reintroduziram búfalos, zebras, bois cavalos, hipos, elefantes e chitas mas estes antílopes devem resultar de uns que se aguentaram por lá...
recomendo uma (re)visita a este artigo que tem a história da Gorongosa!!