30 junho 2012

Palhota: outra aldeia "avieira"



Na margem direita do Tejo, no concelho do Cartaxo e perto de Valada, fica outra aldeia "avieira".

Em tempos alvo de um projecto de recuperação - o Projecto Palhota Viva - parece ter menos sorte que a sua vizinha da outra margem do Tejo, como se pode ver pelo estado do cais/passadiço.

Conserva no entanto mais características deste tipo de aldeias, com algumas casas arranjadas.


Aqui pode ver-se o interior da Casa do Avieiro que foi recentemente recuperada.

Gosto particularmente desta:


Saiba mais aqui sobre a Cultura Avieira.

5 comentários:

garina do mar disse...

a esta já vim de barco!!! há 9 ou 10 anos...
já tinha ido antes por terra mas dessa vez fui de Valada até Alhandra de barco e parámos aqui para falar com o senhor que estava à frente da "Palhota Viva"!! chamava-se Humberto qq coisa... e era um entusiasta... se calhar desistiu

Laurus nobilis disse...

Pois... Estão a ficar descaracterizadas. Perto de Santarém, existe uma aldeia chamada Caniçada, que tem estas características, mas que não sei se faz parte das que são consideradas avieiras; ia lá frequentemente comer umas especialidades, mas já não vou lá há muitos anos. Algumas casas tinham umas varandas largas com mesas sobre o rio e era delicioso, quer os pratos, quer a envolvente. A cozinha era a da própria casa.

Nautilus disse...

Caniçada não conheço. Nem está no projecto. Não será Caneiras? Perto da ponte "nova". Penso que aí havia uns "restaurantes".

Laurus nobilis disse...

Claro que é Caneiras! Caniçada é algo mais a Norte...

Navegante disse...

Pesno que todas estas localidades devem ter a mesma origem. Ou não é assim? Evidentemente que desde sempre houve pescadores ao longo do rio, mas a influência avieira deve ter "colonizado" o que inicialmente havia; ou não?