E eu quis ir ver os barcos bem de perto!
Os Volvo Open 70 que fazem a regata 2011/2012, já vão na versão 3, que corresponde a um esforço para aumentar a sua fiabilidade e durabilidade.
Com um comprimento máximo de 21,5 m e um calado máximo de 4,5 m, têm que ter um deslocamento entre 14 a 14,5 toneladas, precisamente para aumentar a resistência.
O mastro tem uma altura de cerca de 30 m.
As equipas podem medir 17 velas para a totalidade da regata, incluindo vela grande, duas genoas, 3 spis e um estai, mais dois spis para as regatas In-Port.
O convés é completamente aberto e muito varrido pelas vagas pelo que estão já a ser pensadas novas regras para melhorar o conforto.
As regras de segurança também são consideráveis e consegue-se saber em cada momento onde está a embarcação e qual a sua proa e velocidade, o que permite acompanhar a regata em directo, por exemplo aqui.
Quem quiser saber mais pode ver o "livro de instruções" onde são explicadas as regras de construção destes veleiros.
4 comentários:
ena tanta informação!!!
vou estudar as regras para mandar fazer um barquinho destes para mim ;)
eu segui a regata... e "vi" quando o Groupama teve problemas na vela e quando o Telefonica foi partindo os lemes!!!
gosto dos cabos coloridos arrumadinhos... faz-me lembrar quando pendurava os do meu barquito!!
A vela, tal como todos os outros desportos verdadeiramente interessantes, são um mundo. Sempre a aprender!
num papel que os senhores do Cammas-Groupama 4 me deram, diz que a tripulação são 15 pessoas e embarcam 11 por regata!!
Não fazia ideia que havia substitutos oficiais...
Enviar um comentário