31 maio 2012

Escaroupim


Localizada na margem esquerda do Tejo, perto de Salvaterra de Magos, Escaroupim é uma das aldeias de "Avieiros", pescadores de Vieira de Leiria que se fixaram nas margens do rio Tejo no início do século XX.

Depois de vários anos votada ao abandono, e apesar de bastante descaracterizada, a zona ribeirinha da aldeia tem vindo a ser recuperada.

Saiba mais na Folha Informativa sobre os "Avieiros de Escaroupim".

5 comentários:

garina do mar disse...

até que ficou giro!!!
passei aqui há muuitos anos, talvez uns 20?? e estava tudo muito destruído...
a única coisa gira na altura eram uns barquitos amarrados debaixo das árvores...
assim é melhor para os pescadores!!
e para ir visitar... o restaurante é bom?

Laurus nobilis disse...

Estas terrinhas junto ao Tejo são realmente bonitas. É curioso que, até hoje, estava convencido que a paravra "Avieiros" derivava de uma migração de pescadores provenientes de Aveiro e não de Vieira de Leiria. Sempre a aprender...

joao madail veiga disse...

Aí a doutrina dibide-se. Há quem afirme que foi de Abeiro e Ilhabo que vieram esses pescadores. Notar que a expressão CAGAREUS é comum nessas terras para designar uma origem. E de onde é essa origem? Abeiro.
E de onde bunham as 'embiadas' carregadas de sal, inguaizinhas às bateiras da Ria?
E onde foram buscar os 'abieiros' a forma das suas embarcações? já foram à Ria ber as bateiras, as Ilhabas e as outras.
E muito mais havia a dizer.. qualquer dia re escrevo.

joao madail veiga disse...

Fonte: Museu da Marinha :

Bateira dos Cagaréus (Aveiro)

Pequena embarcação utilizada tanto na pesca fluvial, como lagunar ou ainda operando nas zonas mais abrigadas da Costa Centro.

Desta diversidade resultam múltiplas variantes deste tipo de embarcação, partilhando contudo algumas características comuns: fundo chato, sem quilha, roda de proa e cadaste em bico elevado.

Caracterizava-se ainda pela ausência de leme e possuía apenas dois remos como meio de propulsão. As bateiras desta região utilizavam artes diversas: pequenas xávegas e outras redes varredouras e envolventes, de cercar, dedicando-se sobretudo à pesca da sardinha.

O termo "cagaréu" é o regionalismo que identifica os pescadores da cidade de Aveiro.

O Museu de Marinha, expõe na Sala da Pesca Costeira, um modelo desta embarcação: MO-I-07 – Escala: 1,25

CARACTERÍSTICAS

Comprimento - 9,00 m.

Boca - 2,20 m.

Pontal - 0,60 m.

Nautilus disse...

As origens da pesca em toda a costa "arenosa", desde Espinho até à Nazaré, deve ser a mesma. Daí haver traços comuns nas embarcações. Também é natural que os pescadores da praia de Vieira não trouxessem os barcos de mar para pescar no rio e os tenham ido copiar a algum lado, e é possível que fosse a Aveiro (ou aos dos outros pescadores que pescavam no rio).
Mas estas aldeias, inicialmente precárias dado serem apenas utilizadas no Inverno quando não podiam ir ao mar, foram mesmo criadas pelos pescadores da Praia da Vieira e daí o nome. Também é natural que durante um século de existência se lhes tenham juntado pessoas da ria mas esses de facto tinham alternativa.

Quanto ao restaurante, estava fechado: não sei se por ser meio da tarde se por ainda não ser "época".