Nesta bela curvatura do Douro Internacional, podemos encontrar uma gravura rupestre, com cerca de 60 cm de comprimento, a que chamam o “Cavalo de Mazouco”.
Oficialmente, data do final do Paleolítico Superior ou seja, entre 12.000 e 8.000 anos, sendo o primeiro cavalo deste tipo localizado em todo o continente europeu.
Embora conhecida desde sempre pelas gentes da localidade, a sua divulgação só se verificou em 1981, quando um estudante de arqueologia falou aos seus professores de uma figura que, em 1976, tinha visto nas margens do rio Douro, muito perto da aldeia de Mazouco, freguesia de Freixo de Espada à Cinta.
5 comentários:
É uma excelente gravura e parece bem preservada. O acesso ao local é acessível?
É uma zona bem bonita, escolheram bem o local para fazer a gravura. Apesar de nessa altura o rio dever estar bastante mais abaixo.
E esta percebe-se o que é!
O local é acessível, embora na estrada, não passem dois automóveis.
Percebe-se o que é mas, a título de curiosidade fica a saber que, durante anos a fio, os habitantes da aldeia chamavam ao cavalo, carneiro, o que não deixa de ter piada, já que se olha para a gravura e vemos nitidamente um cavalo! Aliás, o local junto ao rio onde está a gravura era chamado carneiro, por esse motivo.
um dia destes venho aqui... mas é pelo rio ;)
o cavalo, ou carneiro, pois... mas percebe-se que é um cavalo com uma linda crina!!! a menos que achassem que eram uns grandes chifres?!?!?!?
Como esta, nunca vi nenhuma. Chamarem a isto carneiro, só com boa vontade.
Enviar um comentário