Junto à agora doca de recreio de Portimão, localizava-se a fábrica de Conservas La Rose, que foi recuperada para albergar o Museu de Portimão.
O museu, que conta a história de Portimão desde as primeiras ocupações, tem também um importante espólio associado às actividades marítimas.
Entre outros, é de referir uma mostra da evolução dos estaleiros navais até à actualidade, retratada em fotografias,
através de antigos equipamentos, como este utilizado para o fabrico de cordas de sisal,
e de magníficas maquetes, como esta que representa a zona de estaleiro.
Merece também destaque o património da antiga fábrica de conservas, tais como as suas instalações agora recuperadas e musealizadas
e os diversos equipamentos utilizados como as prensas onde se faziam as latas de conservas.
Merece a visita. Saiba mais no Portal da Câmara Municipal de Portimão.
4 comentários:
Deve ser bem interessante. Ainda bem que os registos do passado não se estão a perder em muitos casos. Já tenho uma série de locais assinalados, para passar por lá, à custa do Milhas Náuticas!
Em tempos ídos, ainda demos algumas cartas na indústria conserveira; é engraçado que as latas estavam todas escritas em inglês, exclusivamente destinadas à exportação!!! Até parece hoje...
eu confirmo que é muito giro!!! fui lá, em tempos, a uma apresentação de um trabalho no anfiteatro do museu e depois tivemos visita guiada ;)
também tem umas maquetes de povoados pré-históricos!!!
A minha primeira, e até agora unica, incursão no Mar em solitário, iniciou-se em Portimão.
Dalí recordo com saudade as cervejarias e as marisqueiras, lamentável ignorância que só me leva a antros desses, mas sou assim.
Enviar um comentário