16 novembro 2011

Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar

Um dia, há 17 anos, ou seja a 16 de Novembro de 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM). Esta Convenção foi adoptada pelas Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1982, foi ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997, mas, vá-se lá saber porquê, em 1998, uma Resolução de Conselho de Ministros (RCM n.º 83/1998, de 10 de Julho), institucionalizou o dia 16 de Novembro como Dia Nacional do Mar. E como hoje é o tal Dia Nacional do Mar, aqui ficam alguns "apontamentos" de uma das zonas mais bonitas do Mar Português: o mar da Arrábida.

5 comentários:

Laurus nobilis disse...

Viver em Portugal não é fácil... Trapalhadas destas, são diárias! Belos apontamentos... É muito bonita, a Arrábida...

garina do mar disse...

temos a mania de ser diferentes... e depois perdemos "a força da união"!!!
mas a Arrábida está muito bonita!!! sabes como é que se pode ir lá fazer parapente? eu gostava...

Navegante disse...

Decididamente, parapente não me agrada muito mas, que está linda, não é questionável!

Voz do Vento disse...

Só há pouco tempo é que soube que a Pedra da Anicha era uma reserva zooloógica do Parque Natural da Arrábida o que, aparentemente, é um contrasenso, já que todo o parque deveria ser uma reserva. Isto, a propósito de trapalhadas e da mania de se inventarem coisas que, pelo menos à primeira vista, não fazem muito sentido...

garina do mar disse...

que grande confusão!!!!
primeiro um parque é um parque e uma reserva é uma reserva... e dentro dos parques ainda há os nacionais e os naturais!! e ainda há as paisagens protegidas e os monumentos naturais!! são diferentes níveis de classificação e uma área protegida só é um deles...
depois há outras classificações internacionais mas que têm que ver com questões mais específicas...
a pedra da Anicha está integrada na área de protecção parcial do Parque Natural, tal como toda a baía do Portinho, e não tem mais nenhuma classificação específica no âmbito do Parque!
eventualmente pode ter sido classificada como reserva zoológica antes de o Parque ter sido alargado à área marinha??? de qualquer forma esse estatuto não é "oficial"