19 junho 2010

Um passeio na Bretanha: Pontusval

A "Costa das Lendas", ou "Costa dos Naufragosos", localiza-se no número 14 do mapa, próximo da enseada de areias brancas de Brignogan-plage, o antigo porto de Pontusval.
Os inúmeros calhaus semeados ao longo desta costa e as brumas frequentes levaram à construção do farol que assinalava a entrada do porto.
Ali perto, um outro "guardião" daquela costa é o menir de Men Marz, um dos 4 maiores de França e que, apesar de "cristianizado", se mantém altivo, dominando a envolvente.
E que lindo "cachalote" jaz ao lado do menir

5 comentários:

Laurus nobilis disse...

A mania de tentarem cristianizar o tudo e todos... Originalmente não era assim... Belo enquadramento este, entre o menir e o cachalote... entre o menir e o mar!

Navegante disse...

O arquipélago dos Açores é o único sítio de Portugal em que senti verdadeiramente este "ambiente" de mar, história e lendas, com brumas à mistura. Na Costa das Lendas! Eis um excelente título para um livro...

Nautilus disse...

Estas costas cheias de pedras são muito bonitas! E havia mesmo naufragosos por aqui, ou é uma das lendas?
O menir é muito bonito e muito marcante :) com ou sem "cristianização".

Voz do Vento disse...

Naufragosos! Embora a costa seja outra, aqui também se tornaram lenda os célebres afundadores da Enid Blyton em "Os Cinco nos Rochedos do Demónio"; imagino a histórias dos inúmeros naufrágios provocados, contadas de geração em geração...

Concordo! Belo menir!

garina do mar disse...

Navegante, parece-me que tens que visitar o Norte do país!!!

acho que os "naufragosos" fazem parte das lendas... consta que os náufragos ficavam assustados com as vestimentas dos pescadores!!
algumas lendas aqui