10 junho 2010

"Alargar Portugal"

No tempo dos Descobrimentos, Portugal deu "novos mundos ao Mundo". Agora, as descobertas são outras e destinam-se a
"alargar Portugal".
Este é o "lema" da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) Portuguesa que, em 2009, entregou às Nações Unidas uma "proposta de extensão da plataforma continental de Portugal para além das 200 milhas náuticas".
(imagem retirada do relatório da EMEPC)
No dia de Portugal, vale a pena referir a Campanha EMEPC/M@rbis/Selvagens 2010 que irá fazer um levantamento tão exaustivo quanto possível da fauna e flora das ilhas Selvagens, contribuindo, entre outros, para aumentar o conhecimento e consolidar a soberania nacional sobre estas ilhas portuguesas e para sustentar a sua candidatura a Património Natural da Humanidade.
A Campanha, que reúne cerca de 70 cientistas, tem como navios de apoio o NRP Almirante Gago Coutinho, a caravela Vera Cruz e o NRP/NTM Creoula que partiram do Funchal no dia 8 de Junho em direcção às Selvagens. Pode acompanhar a campanha em http://www.marbisselvagens2010.org/
Nota: as fotografias são da Garina do Mar que foi lá bater à porta para ver se a deixavam embarcar...

3 comentários:

garina do mar disse...

na na na na na!!! por acaso tinha cravado um "passeio", mas como era um mês quase inteirinho tive que desistir... além de que não sou "cientista"!!!
assim convidaram-me para almoçar ;)

mas gostava de ir às Selvagens...

Navegante disse...

É uma das poucas opções que temos; definitivamente, temos que nos virar para o mar!

Laurus nobilis disse...

No Dia de Portugal, pensar em alargar Portugal, parece-me bem!