Existem registos que levam a crer que terá sido edificada uma primeira fortificação cristã no reinado de D. Afonso Henriques, tendo esta estrutura sofrido melhoramentos no reinado de D. Sancho I, que concedeu foral à povoação em 1187.
Durante a crise de 1383-1385, o alcaide João Afonso hesitou entre tomar o partido de Castela e Leão ou de Portugal mas, após a intervenção de D. Nunes Álvares Pereira, Bragança reconhece D. João I como rei de Portugal.
Devido à necessidade de fortificar as linhas defensivas da raia, em 1409, D. João I ordena a construção do castelo tal como hoje o conhecemos, tendo mandado erigir uma imponente torre de menagem de 34 metros de altura. Sucintamente podemos dizer que o castelo é constituído por um extenso conjunto de muralhas com ameias, de 660 metros de perímetro numa planta oval, que circundam quatro recintos individualizados.
Após 1640, durante a Guerra da Restauração, esta fortificação tornou a sofrer alterações, tendo em vista adaptá-la à instalação de peças de artilharia. Em 1762 e durante as invasões napoleónicas, o castelo serviu de baluarte defensivo a mais estas tentativas de conquista, respectivamente por parte de castelhanos e franceses, tendo os primeiros sido derrotas pelo famoso Conde de Schaumbourg Lippe, marechal alemão que comandou as tropas portuguesas nesse período.
Desde 1936, funciona na torre de menagem o museu militar, estando o Castelo de Bragança classificado como Monumento Nacional.
8 comentários:
Muito bem documentado! Em informação e fotografias :)
O castelo de Bragança é muito bonito: sobretudo as cores das pedras.
O núcleo histórico de Bragança, para além de ser lindo, está impecavelmente arranjado e o castelo, é dos mais bonitos que conheço.
tão lindo!!!! que lindas fotos!!
já não vou ao castelo de Bragança há muuuuuuiiitos anos...
apesar de há não muito tempo ter ido a Bragança... e vi uma parte do centro histórico que realmente está muito bem arranjado, sobretudo a parte do rio!!
mas falta aqui uma "coisa", muito bonita também, que há no castelo ;)
Acho que sei ao que te referes; fica para o próximo artigo.
Pois há uns dois anos fiz lá termas e, meus amigos, vou-vos contar, de luxo.
há termas em Bragança???
só conheço as de vinho!!! por sinal algumas bem boas ;)
E Trás-os-Montes e o Douro estão com vinhos cada vez melhores...
Um dos mais bem conservados castelos portugueses.
Enviar um comentário