09 setembro 2009

Um passeio na Bretanha: de Quimper até à Pointe de Penmarc'h

Ou seja do 0 ao 3...
O ponto de chegada foi Quimper, já que o interesse da envolvente permitia ficar 2 noites.
Da cidade florida partimos um pouco para Sul e fomos espreitar Pont Aven, a "cidade dos pintores", junto ao rio do mesmo nome.
Percebe-se porque serviu de base a uma escola de pintura, mas está um bocadinho turística de mais.
Depois fomos "picando" a margem direita, cheia de ostreículturas que vendem "au détail", até Port Manech e de lá fomos espreitar Concarneau com a sua vila fortificada:
No caminho para a Pointe de Penmarc'h passámos por Fouesnant e Bénodet, duas terras muito bonitas onde não parámos, e a passagem por cima do estuário do l'Odet é espectacular.
Em Eckmühl, na Pointe de Penmarc'h, os faróis acumulam-se: a torre onde acendiam as fogueiras, o farol antigo, o farol actual e o semáforo e ainda uma exposição com a história dos faróis.
Também dá para perceber porquê:

É engraçado que o farol de Eckmühl está mesmo no meio da povoação!

8 comentários:

Laurus nobilis disse...

Pois... com uma costa assim, tinham de ter muita luz lá no alto para os orientar. Se calhar, quando o farol foi construído, o mar ía até lá. Mais tarde, podem ter feito uma espécie de aterro e o farol ficou no meio de terra!

Navegante disse...

A primeira foto, é uma verdadeira pintura!

sara disse...

Olá viva :))
Não tenho andado muito por aqui...estou de volta às lides e vim cá dar uma espreitadela...já vi que as navegações continuam e que muitas milhas continuam a ser feitas por vós ;)

Laurus nobilis disse...

E nestas últimas, percorridas pela Garina do Mar, parece que faróis não faltaram...

Voz do Vento disse...

Para além da Grã-Bretanha, não era por estas paragens que existiam os célebres "afundadores", que trocavam os locais das fogueiras dos faróis, para os barcos se afundarem e serem seguidamente pilhados?

Nautilus disse...

O farol de Eckmühl tem uma cúpula muito bonita :)
E a fortaleza sobre a água também.

garina do mar disse...

os faróis da Pointe de Penmarc'h são sucessivos!! primeiro houve uma torre para acender fogueiras que aparece à direita, depois fizeram o farol que aparece à esquerda e depois o farol que aparece atrás (o tal que tem a cúpula bonita) e que foi construído mesmo dentro de Eckmühl... a povoação já existia!!
de resto dá para ver que os faróis foram aumentando em altura e recuando... só o semáforo (o bocadinho de edifício branco à direita) é que veio para mais perto do mar!!

aqui nesta zona há muitos faróis, farolins, balizas e bóias, mas também há muitas outras coisas e muitas delas muito mais bonitas...

quanto aos "afundadores" não sei, mas alguns destes faróis eram "geridos" pelos conventos...

a fortaleza de Concarneau podia ser um exemplo a aproveitar para Peniche!!! talvez quando recuperarem o fosso... mas lá por dentro é demasiado turística, faz lembrar Óbidos!! desta vez nem entrei...

Dylan disse...

Deslumbrante!