25 março 2009

Tapada Real de Mafra

A Tapada Real de Mafra foi criada em 1747, no reinado de D. João V, com o objectivo de proporcionar uma envolvente ao Palácio de Mafra e, assim, constituir um espaço de lazer vocacionado para a caça e fornecimento de lenhas e outros produtos, necessários ao seu sustento. Com uma área de 1187 hectares, é rodeada por um muro de 16 km de extensão, estando actualmente uma área de 360 ha afecta à administração militar. Desde o século XVIII até 1910, foi um local privilegiado de lazer e de caça dos Reis e Rainhas de Portugal, conhecendo o seu período áureo nos reinados de D. Luís e de D. Carlos. A diversidade de habitats presentes na Tapada, permite a existência de um grande número de espécies animais e vegetais que podem ser observadas, sobretudo a pé, percorrendo um dos três percursos pedestres que existem.

6 comentários:

almagrande disse...

Laurus, a tapada é lindíssima mas não tenho grandes recordações dessa parcela de 360ha.Hectares demais pró meu gosto..! E ainda tomei umas banhocas no Tanque dos Frades.

Laurus nobilis disse...

Pois... acredito! Eu, felizmente, não passei por lá!

Nautilus disse...

É um sítio muito interessante. O ano passado fui lá a um "Amanhecer na Tapada". Chega-se lá de noite cerrada e vai-se vendo o dia a amanhecer, uns animais a desaparecerem, outros a acordarem. É verdadeiramente diferente :)

Dylan disse...

Sei que é uma experiência inesquecível mas as pessoas queixam-se do preço da visita, e se calhar, com razão...

Laurus nobilis disse...

Esse amanhecer, também está programado...

Eventualmente pode ser considerado caro, mas é preciso ver que a Tapada tem de ser mantida. Sinceramente não acho caro, para o que aquele espaço proporciona. Imagino que as entradas sejam uma ínfima parte do que é necessário para a manutenção mas, mesmo assim, já ajuda.

garina do mar disse...

tantos gamos!!!
a tapada é mesmo um sítio muito bonito ;)
também não me lembro quanto paguei quando lá fui mas não achei caro... quero ver se volto lá este ano mais para o Verão e depois na altura da brama dos veados!!