Em agradecimento às informações que me foram facultadas quando aqui as solicitei, aqui deixo o título de uma publicação recente sobre as espécies da nossa costa “Guia de Espécies Submarinas”.
Quão dificil seria manobrar esta escuna à aproximação dos navios a embarcar e desembarcar o piloto da barra. Excelentes marinheiros estes! Definição de escuna: Veleiro latino de dois mastros, tendo o do traqute com mastaréu onde cruzam vergas do traquete, velacho e joanete. No mastro grande por ante a ré do traquete, enverga uma vela grande quadrangular e gafetope(estênsula). Algumas escunas, como é o caso, não cruzam verga do joanete. Tem tb gurupes com duas a quatro velas de proa. O termo em inglês schooner refere-se tb a plhabotes e até a lugres de quatro mastros - four masted schooner. Abraços para a Garina, Nautilus e Nobilis, JD
Peço desculpa. Confundi escuna com iate. Iate: Aparelha com dois mastros envergando latinos quadrangulares (grande e traquete) com gafetope e duas ou três velas de proa. JD
11 comentários:
Que linda escuna! E de onde lhe vem o nome? Tem alguma coisa a ver com a ilha da Inhaca?
Sim, tem, já que este navio pertencia à corporação dos pilotos do porto de Lourenço Marques.
Em agradecimento às informações que me foram facultadas quando aqui as solicitei, aqui deixo o título de uma publicação recente sobre as espécies da nossa costa “Guia de Espécies Submarinas”.
as escunas são lindas!!
e eu já passei por aqui este ano mas não havia lá nenhum barquinho tão bonito!! só mesmo canoas...
obrigada Luís e Joana ;)
Lindo..e que bem que ía a andar.
Lindinho :))
"lindinho" menina Sara?
uma escuna lindíssima a sulcar tão esbelta as águas do Índico!!!
Quão dificil seria manobrar esta escuna à aproximação dos navios a embarcar e desembarcar o piloto da barra.
Excelentes marinheiros estes!
Definição de escuna:
Veleiro latino de dois mastros, tendo o do traqute com mastaréu onde cruzam vergas do traquete, velacho e joanete. No mastro grande por ante a ré do traquete, enverga uma vela grande quadrangular e gafetope(estênsula). Algumas escunas, como é o caso, não cruzam verga do joanete. Tem tb gurupes com duas a quatro velas de proa.
O termo em inglês schooner refere-se tb a plhabotes e até a lugres de quatro mastros - four masted schooner.
Abraços para a Garina, Nautilus e Nobilis,
JD
Peço desculpa. Confundi escuna com iate.
Iate:
Aparelha com dois mastros envergando latinos quadrangulares (grande e traquete) com gafetope e duas ou três velas de proa.
JD
Não há dúvida que eram mesmo Marinheiros de Portugal!!!
não sei como seria na altura mas agora, a "bóia dos pilotos" é já em águas abrigadas...
Enviar um comentário