18 agosto 2008

Na serra de Arga: o Mosteiro de S. João d'Arga

Na encosta virada a Norte da Serra de Arga, no concelho de Caminha, localiza-se este Mosteiro dedicado a S. João Baptista.
Diz-se que terá sido mandado construir por S. Frutuoso, Bispo de Braga, no ano 661.
A capela é de origem românica e, na Idade Média, sofreu obras de restauro levadas a cabo pelos frades beneditinos.
Em 1258, constava da lista das igrejas que pertencia ao bispado de Tui. Em 1599, D. Manuel doou o padroado deste mosteiro ao marquês de Vila Real, tendo posteriormente, a partir de 1641, passado para a Casa do Infantado, que o conservou até 1834.
Não se sabe quando deixou de existir como mosteiro...
A capela e as construções destinadas a albergar peregrinos formam um magnífico "adro" em cujo centro impera um frondoso carvalho.
O melhor acesso talvez seja a partir de Caminha, em direcção a Argela e serra de Arga, tomando depois o CM552 para Arga de São João e Arga de Baixo. Depois há um caminho bastante íngreme, mas que atavessa um bosque lindíssimo de carvalhos, pseudotsugas e várias outras espécies arbóreas e arbustivas, junto ao ribeiro de São João.
A romaria realiza-se no último fim de semana de Agosto é uma das mais conhecidas romarias do Alto Minho. Ainda vão a tempo...

8 comentários:

garina do mar disse...

tão lindo!!!!
este sítio é muito bonito...
eu conheço a serra de Arga mas é pelo outro lado!! pra próxima tenho que vir aqui...

Laurus nobilis disse...

Belo local. Não conheço, mas fica registado para as próximas incursões na zona. "Excelente documentário"!

Nautilus disse...

Confesso que dei com o Mosteiro por acaso. Estava a tentar chegar à Serra de Arga a partir de Estórãos e vim aqui parar. Mas a estrada de quem vem do lado de Estorãos não é muito recomendável.

Laurus nobilis disse...

Este nosso Portugal ainda tem muito para descobrir! S. João Baptista sempre foi um dos "heróis" cristãos de que mais gosto. Os Cavaleiros do Templo também o tinham em alta consideração, tendo inclusive esse facto sido usado por Filipe de França e pelo Papa Clemente V, nos tribunais que se seguiram à sexta-feira 13, para afirmarem que, para os Templários, S. João Baptista era mais importante que Jesus Cristo. Heresia!!!

Nautilus disse...

Essa terá sido a menor das "acusações". De qualquer maneira o Bispo Frutuoso é anterior aos Templários.

Laurus nobilis disse...

E S. João Baptista, também...

Nautilus disse...

O que é normal, não é? Só se costuma "venerar" antepassados :)

ceu disse...

realmente a paisagem é lindissima, eu fui lá acampar com os escuteiros de joane e todos ficaram encantados com tudo o que viram, animais selvagens,lagoas,o sossego...