28 julho 2008

Vinagreiras (ou bailarinas espanholas)

ou Hexabranchus sanguineus, "apanhadas" a acasalar.
"Dizem" que são nudibrânquios mas são bem maiores que os que se costumam ver, mesmo em águas mais quentes. E chamam-lhes bailarinas espanholas porque a flutuar fazem um bailado lindo.
Apanhei uma vez uma, num mergulho nocturno em Sesimbra. Por lá (Sesimbra) vêem-se muitas vinagreiras mas são mais escuras.
Estas são do "Manta Reef", no Tofo.

13 comentários:

Laurus nobilis disse...

É o que se chama estar no sítio certo, na altura certa! Para além da fotografia estar linda, é o que se pode chamar um belo acasalamento...

garina do mar disse...

são lindos estes bichinhos...
e estes dois estavam mesmo cómicos!! apanhados em flagrante ;)
;)
;)

joao madail veiga disse...

Aprecio mais o vinagrete, sobretudo em tomates muito maduros e adocicados, com umas folhinhas de oregãos bem aromáticos.
De resto, e com o tempo ocupado na Faina, quem tem tempo para apreciar outras iguarias?

Ana Maria Lopes disse...

Olá:
As tais ditas vinagreiras fazem um lindo bailado,mas, para mim, são um pouco repelentes.
Aqui, na Costa Nova, há uns bons quarenta anos eram vulgares, na Ria. Se lhe tocássemos, expeliam um líquido arroxeado e eram bastante mais escuras. Seriam o mesmo "bichinho"?
Nunca mais se viram. Há dois anos ,apareceu uma, a boiar, morta. Quase foi notícia e a sua identificação estava sujeita ao parecer dos "conhecedores" da Ria.
Bons mergulhos!

garina do mar disse...

Ana Maria, se espreitar os links que estão no artigo vê as vinagreiras "de Sesimbra", que são bastante diferentes destas...
mas elas debaixo de água são verdadeiramente bonitas e graciosas a "dançar"!!! se no "google" escreverem "spanish dancer" encontram vídeos subaquáticos espectaculares!! e não só ;) ;)

Anónimo disse...

Embora perceba por causa dos "folhos", que nome mais foleiro! Bailarinas espanholas...?

garina do mar disse...

dá para perceber que nunca viste nenhuma Navegante!!!

quando estão a "nadar" parece mesmo o ondular das saias de uma dançarina espanhola... ainda por cima encarnadas e cheias de folhos

Ricardo disse...

Rica vida... :p

São um "casal" bem giro! Boa foto!

Marieke disse...

Garina ..a Ana Maria falou nas vinagreiras que apareciam na Ria de Aveiro e que há uns bons anos eram vulgares e chatas pois se lhes tocássemos "esguichavam" um líquído roxo..agora já não as há..são as mesmas ? faço da pergunta da Ana minha.

garina do mar disse...

estas não são!!! ;)

mas se são parecidas não sei...
eu sugeri que vissem as de Sesimbra, eventualmente serão do mesmo tipo das de Aveiro... em Sesimbra agora há outra vez bastantes

Eugénio disse...

se são "as" vinagreiras, então são nudibranquias. se são nudibranquios então são "os" vinagreiros. ai este portugues...
hehehehe

garina do mar disse...

grande verdade Eugénio!!!
as baleias também são mamíferas, não é?
;)
;)

Nautilus disse...

As coisas giras que tu descobres! Lembro-me de ver este tipo de "bailarina espanhola" no Mar Vermelho, mas nesta "situação" nem pensar :)