15 março 2008

Sortelha

A ocupação humana de Sortelha remonta provavelmente a um castro lusitano, tendo sido posteriormente ocupada sucessivamente por romanos, visigodos e mouros. Esta aldeia histórica, outrora vila, viu ser-lhe concedido o seu foral em 1228, durante o reinado de D. Sancho II, data em que o seu castelo medieval sofreu profundas obras de renovação. Construído num maciço granítico, os afloramentos rochosos acabam por servir de contrafortes naturais. Pena Sortelha, como era então chamada, fez parte da linha defensiva da Riba-Côa tendo, desde o reinado de D. Sancho I, sido efectuados esforços para povoar a região, com vista à defesa da linha de fronteira disputada entre Portugal e Castela. Assume especial importância em 1640 quando, na Restauração da Independência, a estrutura foi adaptada às novas técnicas militares que então surgiam, nomeadamente ao fogo de artilharia, estando neste período envolvida em diversas operações militares contra Castela. No início do século XIX torna a ter um papel de relevo durante as invasões francesas, no combate às forças de Napoleão. É monumento nacional desde 1910.

11 comentários:

garina do mar disse...

que foto tão bonita!! mostra muito bem o que é Sortelha!!!
só tens uma?

Laurus nobilis disse...

Infelizmente, apresentável só tenho esta...

garina do mar disse...

vá lá! ficou uma fixe ;)

Laurus nobilis disse...

As outras também estão "fixes" como tu dizes... só que têm gente!

garina do mar disse...

tens que arranjar um photoshop pra "apagar" as pessoas ;)
ou então tiras umas fotos sem pessoas à frente!!

Anónimo disse...

Sortelha é linda sim e as aldeias ao redor...espero que também as tenha visitado,vale a pena.As pessoas desta zona tembém são acolhedoras e a gastronomia...é melhor eu parar por aqui.:)

Ricardo disse...

Excelente aula de História!
A foto ficou muito boa.

almagrande disse...

E nada como ir ao D.Sancho retemperar forças e aquecer os pés à lareira.

Marieke disse...

parabéns pela foto...Sortelha é linda..os arredores também..o circuito das aldeias históricas..vale a pena

Laurus nobilis disse...

Sim, toda a raia Beirã é linda! Pessoas, gastronomia, paisagem e tudo o que chegou até nós construído pelos nossos Avós... tanto suor, lágrimas e esforço, merecem que nos orgulhemos desta nossa Terra!

Nautilus disse...

Uma aldeia muito simpática e muito bem conservada com as suas casas em pedra. É pena não teres uma fotografia do outro lado do castelo para se perceber como é imponente por cima do penhasco.

Sabias que o foral de D.Sancho II trouxe para Sortelha pessoas da zona de Valença do Minho?