Classificada pelo DL 41/79, de 6 de Março, com o objectivo de preservar o cordão dunar, conservar o património florístico das dunas e poder servir de abrigo a uma colónia de garças, situa-se na restinga norte da ria de Aveiro, junto a São Jacinto e integra-se na Zona de Protecção Especial da ria de Aveiro, classificada pela Directiva Aves.
A avifauna é a sua maior riqueza incluindo desde espécies marinhas como o ganso-patola, o corvo-marinho-de-faces-brancas, o guincho e outros tipos de gaivotas, a andorinha-do-mar-comum, até habitantes das dunas como a calhandrinha, o borrelho-de-coleira-interrompida, a cotovia-de-poupa e o pintarroxo.
Mas, a Pateira, criada nos anos 80, é mesmo a componente mais importante da Reserva, já que de Novembro a Fevereiro podem ser observadas cerca de 40 mil aves, incluindo anatídeos (patos) invernantes, como o pato-real, a marrequinha e a piadeira e ainda a garça-branca e a garça-cinzenta. Infelizmente estive lá em Maio e só andavam por lá meia dúzia de patitos...
A vegetação reparte-se entre comunidades dunares como o estorno, o cordeirinho-da-praia, o cardo-marítimo, a eruca-marítima, comunidades de salgueiros e comunidades florestais que incluem uma mata de pinheiro-bravo e uma de folhosas com choupo-negro, amieiro, salgueiro preto e salgueiro anão. A invasão de acácia tem estado a ser erradicada e substituída por vegetação local.
Para além disto tudo, o sítio é bonito! entre o Mar e a Ria, vale a pena passar por lá... se calhar, se se despachar ainda apanha alguns patos!
E se quiser descobrir "todos" os segredos da Reserva, faça uma visita guiada (saiba como no site do ICN)
14 comentários:
Essa dos anatídeos teve piada... faz-me lembrar as brânquias dos peixes; conheço só de passagem, mas parece lindíssima!
anatídeos, quirópteros, búteos e herpetofauna!! 4 palavrinhas para fazeres um brilharete e dares um ar entendido em matérias de conservação da natureza...
tem um resultado extraordinário: ficam sempre de boca aberta
"que raio de bicho é esse?" ou "como é que sabes estas coisas?"
(as brânquias aprende-se na escola! só não se aprende qual é a diferença entre brânquias e guelras..)
Quase ardeu toda há meia duzia de anos. Eu estava em casa, na outra margem, e eram bem visiveis, à noite, as chamas.
Vi muita gente a chorar com aquele espectaculo dantesco.
Felizmente no dia seguinte os 'canadairs' apagaram tudo.
Porque motivo a gestão da Reserva está entregue a gentes de coimbra que, na sua maior parte, nem sabem onde fica São Jacinto????
ainda está? pensava que a pessoa que lá está agora é da zona da Feira... e sei que conhece bem as coisas do litoral
Eu quero ir a S. JAcinto, na visita guiada! Já!!!!
acho que ainda não fazem visitas guiadas à noite.. em São Jacinto! noutros sítios já fazem, parece que é espectacular a interpretação dos sons....
São Jacinto para mim é antes de mais uma indústria dafunta, a indústria naval e os estaleiros de São Jacinto, que fecharam gerando miséria nas redondezas pois eram o principal empregador da zona. Foram lá construídos muitos navuios para Portugal e para os estrangeiro, incluindo diversos Cacilheiros erebocadores ainda activos no Tejo...
Deve ser um sítio lindo. Eu inscrevo-me também na visita guiada. Até porque há bem pouco tempo o "A Ver Navios" dizia que São Jacinto é uma "Reserva Maravilhosa".
Obrigado Miúda por nos mostrares que em Portugal há coisas boas e bonitas
querem mesmo uma visita guiada? é fácil! ligam para lá e inscrevem-se!! eu deixei o link... se pedirem com jeitinho talvez fale com o director da área!! têm é que se despachar se ainda querem ver patos... e cuidado com as carraças que parece que há muitas por ali!
e escusas de me dar graxa conchinha! já sabes que isso comigo não serve de nada...
desculpem, mas estás a escrever mal: não se diz "ver patos", mas sim, "ver búteos"! não percebem nada disto...
anatídeos!!!! búteos são águias... já te tinha ensinado, no artigo sobre as águias!!
pronto... está bem! já me tinha esquecido... "ver anatídeos"!
esse parque e espetacular e um maximo
Enviar um comentário