Símbolo da vida, símbolo da transformação e evolução, símbolo de coragem, de resistência e de imortalidade, ponte entre o mundo dos deuses e o dos homens, elo ou intermediário entre o mundo subterrâneo onde embebe as suas raízes, a superfície da terra onde assenta o tronco e o céu que alcança com a sua copa, a floresta também foi, desde sempre, fonte de subsistência, fornecendo alimento, sombra, abrigo e combustível.
E se perdeu parte da importância que deteve durante séculos, nas suas componentes económica e social, em contrapartida cresceram em relevância as funções ambientais que desempenha, de conservação e promoção da diversidade biológica, de protecção do solo contra a erosão, de produção de oxigénio e de fixação de carbono da atmosfera.
Mantendo sempre uma aura de mistério, de espaço sagrado, que nos envolve e encanta.
13 comentários:
Belíssima síntese! deste mundo onde, permanentemente, a espiritualidade se mistura e cruza com a vida terrena...
as florestas são sítios lindos... já repararam que por vezes quando o vento sopra nas árvores até parece que se está a ouvir o mar?
"A Floresta", um dos livros da Sophia de Mello Breyner que mais gostei, quando me liam ao deitar, ainda criança...
oh Viriato! afinal és uma fraude!!! no teu tempo a Sophia ainda não tinha escrito a floresta...
escritoras como a Sophia são intemporais...
Segundo Plínio o Velho, o nome grego drîs, que significa carvalho - árvore sagrada dos celtas, está ligado à etimologia do nome druída.
intemporais? só percebo porque é que te liam a Sophia para adormeceres oh viriato!!
os celtas tinham várias árvores sagradas... e é verdade que o carvalho é uma das mais importantes! e também é a que protege os que nasceram hoje.. mas gosto mais da tramazeira!
sabias laurus que o teu nome também vem do celta? a palavra celta "lawr" significa verde e deu o nome à árvore por as folhas estarem sempre verdes... só depois é que os romanos (sempre a mesma coisa!) a converteram em laurus!
Já agora... a floresta, que era um verdadeiro santuário para os celtas, foi apelidado por estes com o nome de Nemeton...
Quanto ao nome, "lawr" é realmente mais bonito, mas "laurus" também não fica mal... no fundo, embora ainda consigamos resistir, acabámos por adoptar muitas coisas deles... mas concordo contigo no que toca a esses senhores! e aposto que o viriato também!
sabias que foram eles os primeiros grandes destruidores das florestas de carvalhos que existiam na Península Ibérica?
nemeton, o bosque sagrado... é.. está muito na moda!
mas os romanos deram conta dos carvalhos e das outras árvores! não te lembras daquele que era bruto à décima e queimou isto tudo? ainda é por culpa dele que há os fogos florestais..
No que respeita à Sophia não concordo, mas em relação aos romanos, não podiamos estar mais de acordo!
tu é que não davas por nada oh viriato! porque é que julgas que te liam esse livro? mas a floresta não é dos piores!! com os outros adormecias tão depressa que nem te lembras....
Que grandes celebrações por aqui vão. Espero que amanhã celebrem também condignamente o Dia Mundial da Água!
Enviar um comentário