28 agosto 2010

Mais perto da lua, no planalto de Castro Laboreiro

Depois da branda de Rodeira, já situada a mil metros de altitude, é preciso subir...

e subir...

e subir...



É verdade que, de vez em quando também se desce, afinal estamos numa zona de planalto, mas isso implica ter que subir outra vez...
Até que, por fim, chegamos à zona mais alta, onde avistamos o local previsto para o piquenique ao luar.
Após um breve descanso, e já aconchegados com um oportuno caldo verde e um delicioso sumo de flor de sabugueiro, vimo-la aparecer, bem redondinha de quase cheia, num céu ainda azul.
Só depois de a ver aparecer é que o sol decidiu retirar-se e deixar que o luar iluminasse o saboroso repasto.
Antes de descer ao povoado, com o caminho já bem iluminado pela luz de uma lua bem alta, ainda tivemos uma pequena aula de astronomia.
Dizem que muitas vezes se ouvem os lobos: a alcateia que vive ali perto. Desta vez, devido a um grupo demasiado ruidoso, foi de todo impossível. Mas recomendo o passeio. Esse e outros que a Anabela e o Pedro da Ecotura organizam, a pé ou a cavalo, na zona de Castro Laboreiro.

22 agosto 2010

As "piscinas" do rio Laboreiro

Saindo de Castro Laboreiro, deixando o castelo pelo ombro esquerdo, vai-se acompanhando o rio Laboreiro até alcançar as suas refrescantes "piscinas". Uma, "secreta", é o reino das libelinhas azuis. A outra, junto à Ponte Nova, é mais conhecida, mas nem por isso menos agradável para, com uns mergulhos gelados, enganar o calor abrasador que até por aqui, nestas serranias nortenhas, se faz sentir.

14 agosto 2010

No Creoula: mais um pôr do sol

As perspectivas eram boas: depois de um dia cinzento o sol apareceu e veio iluminar as velas
e brincar aos reflexos com o mar!
A seguir incendiou as nuvens!
E deixou de se ver...

09 agosto 2010

No Creoula: o nascer do sol no mar

"Guarnição e Instruendos! piiiii... piiiiiiiiiiiiiiiii... piiiiiiiiiiiii Alvorada! Alvorada!"
Que mania a minha de já estar de banho tomado, vestida e pronta, quando toca a alvorada!! Mas era por uma boa causa: queria ver o nascer do sol no mar
O dia adivinhava-se bastante farrusco, mas o nascer do sol valeu a pena: o céu parecia que estava às camadas, cada uma delas com uma escala de filtro diferente!!
E o vento fazia levantar salpicos quando as ondas batiam no convés: LINDO!

01 agosto 2010

Fluviário de Mora

Junto à ribeira de Raia, que nesta zona está represada pelo açude do Gameiro, localiza-se o Fluviário de Mora.
A sala principal procura retratar o curso de um rio ibérico, desde a nascente até à foz.
Ao longo do percurso vamos vendo as espécies que habitam os rios e as suas margens, enquadradas nos seus habitats.
Este casal de sapos não parece muito preocupado com os olhares dos visitantes.
O percurso termina no habitat marinho, já com peixes de água salgada.
No Fluviário pode-se ainda ver um barrento lago alentejano, algumas exposições temporárias e participar em actividades multimédia.
O restaurante, que é um bom representante da gastronomia alentejana, tem vista para o habitat das lontras (desta vez estavam a dormir).

23 julho 2010

"Vamos arriar com Deus"

Fotografia retirada do livro "Histórias Desconhecidas dos Grandes Trabalhadores do Mar" de Valdemar Aveiro

15 julho 2010

09 julho 2010

No Creoula, do Funchal a Lisboa: a partida

O Creoula no Funchal.
As perspectivas não eram famosas, em especial para os últimos dias da viagem, mas ia saber bem estar uns dias no mar em mais uma travessia, que ainda por cima nunca tinha feito...
Às 4 da tarde em ponto largámos amarras e saímos do porto do Funchal.
E às 7 deixávamos para trás as ilhas Desertas.
Um esquema aproximado (mais bordo, menos bordo: foi sempre à bolina cerrada e quase sempre aproveitando as velas) do percurso que fizemos:

19 junho 2010

Um passeio na Bretanha: Pontusval

A "Costa das Lendas", ou "Costa dos Naufragosos", localiza-se no número 14 do mapa, próximo da enseada de areias brancas de Brignogan-plage, o antigo porto de Pontusval.
Os inúmeros calhaus semeados ao longo desta costa e as brumas frequentes levaram à construção do farol que assinalava a entrada do porto.
Ali perto, um outro "guardião" daquela costa é o menir de Men Marz, um dos 4 maiores de França e que, apesar de "cristianizado", se mantém altivo, dominando a envolvente.
E que lindo "cachalote" jaz ao lado do menir

10 junho 2010

"Alargar Portugal"

No tempo dos Descobrimentos, Portugal deu "novos mundos ao Mundo". Agora, as descobertas são outras e destinam-se a
"alargar Portugal".
Este é o "lema" da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) Portuguesa que, em 2009, entregou às Nações Unidas uma "proposta de extensão da plataforma continental de Portugal para além das 200 milhas náuticas".
(imagem retirada do relatório da EMEPC)
No dia de Portugal, vale a pena referir a Campanha EMEPC/M@rbis/Selvagens 2010 que irá fazer um levantamento tão exaustivo quanto possível da fauna e flora das ilhas Selvagens, contribuindo, entre outros, para aumentar o conhecimento e consolidar a soberania nacional sobre estas ilhas portuguesas e para sustentar a sua candidatura a Património Natural da Humanidade.
A Campanha, que reúne cerca de 70 cientistas, tem como navios de apoio o NRP Almirante Gago Coutinho, a caravela Vera Cruz e o NRP/NTM Creoula que partiram do Funchal no dia 8 de Junho em direcção às Selvagens. Pode acompanhar a campanha em http://www.marbisselvagens2010.org/
Nota: as fotografias são da Garina do Mar que foi lá bater à porta para ver se a deixavam embarcar...

08 junho 2010

No Dia Mundial dos Oceanos

Relembro um Oceano mais longínquo, o Índico, que importa preservar, bem como as espécies que nele habitam, como esta linda manta que acompanhei em apneia, durante quase 10 minutos,
e que só larguei porque o objectivo era ver tubarões baleia! Este foi o primeiro:
E este o 4º:
Estava lindo, acompanhado por um cardume de peixes azuis.
Desta vez só vi 5...

03 junho 2010

João Aguiar

"A água estava morna. Sentiu-a no corpo, era como se estivesse nu. Um longo, delicioso abraço, à medida que avançava para o meio do rio. Onde te escondes, deusa, onde é o trono em que te sentas?"
"Em frente. Sempre em frente. Não tenhas medo."
in "Uma Deusa na Bruma" de João Aguiar