Integrando a linha defensiva contra os mouros ao longo do rio Tejo, em 1171 da era de Cristo, o Mestre Gualdim Pais edificou o Castelo de Almourol com os freires Templários, seus irmãos.
Pejada de lendas propensas ao mistério, esta ilhota leva-nos realmente a outros tempos… da antiga linha defensiva é o que resta juntamente com o Castelo de Tomar, embora estejam previstas para breve escavações em V. Nova da Barquinha.
Com uma localização estratégica invejável, passaram pela ilha, entre outros seguramente, lusitanos, visigodos, mouros e finalmente cristãos que, entretanto, tinham chegado à região pelo ano de 1129.
É neste contexto que Afonso Henriques encarrega os Templários da empreitada de criar uma linha de contensão às investidas mouras, sendo por este facto que o Castelo de Almourol é não só reconstruído, mas também ampliado e alterado em termos arquitectónicos.
À quem diga que Portugal nasce por força e convicção de um Rei e dos Templários. Tendo a acreditar…
1 comentário:
passo muitas vezes por essa zona... e lembro-me de voltar aí... mas a única vez em que realmente programei a ida começou a chover torrencialmente!!
mas hei-de voltar porque é mesmo bonito!!
Enviar um comentário