Ficámos muito bem alojados nuns apartamentos situados na baía da Porto Pim, que faz parte da Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia.
Do lado direito, para quem está virado para o Oceano, são visíveis imensos escolhos pontiagudos de lava, cujo contraste com a espuma branca dão azo a um cenário fantástico.
No Verão, a sua praia com cerca de 350 metros é bastante procurada, dado que as suas águas calmas e quentes são bastante apetecíveis. Este local tem também um enorme valor cultural já que foi aqui que, em 1460, se estabeleceram os primeiros povoados de colonos na ilha. Por outro lado, mais tarde, em 1629, Filipe IV de Castela mandou construir um porto que permitisse abrigar as naus que vinham das Índias e das Américas.
Durante toda a estadia, calmaria no mar foi a excepção e para o provar, foi com espanto que, na manhã seguinte à noite em que a tempestade atingiu maior intensidade, deparámo-nos com a praia pejada de caravelas-portuguesas, mortas pela violência das ondas. Eram milhares e, sinceramente, questionámo-nos se realmente seria seguro tomar banho naquela baía tão aprazível... mas estávamos em Maio e, talvez, a presença destes animais em tal quantidade seja normal nesta época do ano.
1 comentário:
Esse istmo é muito bonito: cénico para os dois lados. Nos Açores há sempre muitas "caravelas portuguesas". Mas essas são pequeninas... alguma colónia que foi arrastada para a praia
Enviar um comentário