Continuamos por aqui e, para variar, fomos até à foz do rio Trancão; embora não tenha nada a ver com outras épocas mais ou menos recentes em que era "impróprio para consumo", é uma zona completamente subaproveitada apesar da paisagem ser, tal como sempre foi, imponente.
As vistas para o Mar da Palha são deslumbrantes e, para quem gosta de explorar e não se importa com pormenores, é realmente um local digno de ser visitado e apreciado.
Chegámos com a maré vazia... a quantidade de recantos com areia faz lembrar tempos idos em que as praias fluviais deviam abundar... em baixo, aquilo que julgamos ser uma espécie de viveiro que parece ter ainda, embora sem certezas, uns quantos embondeiros que sobraram da Expo 98.
1 comentário:
o rio Trancão foi o meu rio de estudo em todas as cadeiras de hidráulica!!! mas era só até à ponte de Bucelas... uns anos mais tarde fiz o levantamento de vários rios e ribeiras da região de Lisboa para identificar as zonas inundadas em 1983 e as características que poderiam trazer risco de cheias e também se incluiu o Trancão... vi fontes de poluição inacreditáveis mas que já devem estar resolvidas!!
tornou-se um rio quase bonito (aliás mesmo nessa altura tinha zonas muito bonitas)...
não fazia ideia dos embondeiros!!!
Enviar um comentário