07 novembro 2019

Na Serra da Estrela: um dos caminhos da água


No meu passeio pela Serra da Estrela, o Poço do Inferno, que já tínhamos mostrado aqui, era passagem "obrigatória", até para o fotografar com água mas também com sol.
E valeu a pena! Não só pelo Poço do Inferno mas também para descobrir a ribeira de Leandres onde este se localiza.

Pelo cartaz, que ilustra um percurso de canyoning ao longo da ribeira (clique no esquema para ampliar), é possível perceber que existe um conjunto de cascatas e piscinas mas onde algumas delas só são mesmo acessíveis com o auxílio de cordas (ver mais aqui).
Ou seja, logo acima da cascata principal, por trás destas escarpas rochosas, haverá mais uma piscina.

Será que é tão bonita como aquela que é conhecida como o Poço do Inferno e onde os véus de água dão imagens lindíssimas?

Desta lagoa, porventura a mais procurada, a água continua o seu trajecto até uma outra piscina localizada quase ao nível da estrada.

A partir daí o caminho da água é menos espectacular, muito escondido pela vegetação, mas nessa zona existe um percurso pedestre muito agradável com inúmeros bancos e ainda umas plataformas dotadas de mesas de piquenique.

Vale a pena continuar a descida até mais uma pequena lagoa, e depois, parece que só mesmo com cordas, até às lagoas finais...

2 comentários:

Nautilus disse...

Esse local é muito bonito! Confesso que só vi o Poço do Inferno e a lagoa perto da estrada mas quando lá fui o tempo não estava famoso. Numa próxima irei explorar mais um pouco.

Laurus nobilis disse...

Pois eu já lá estive em baixo. Só me faltou dar um mergulho!! Nem sei se é permitido, mas não vi nada a dizer que não era... Lindo local!