15 junho 2019

Company's garden: abastecimento de frescos aos navios


No coração da cidade do Cabo existe um jardim histórico: o jardim da Companhia que alberga também um jardim de vegetais.
(clique para aumentar)
Este jardim foi criado na sequência do naufrágio no navio holandês Haarlem que ocorreu em 1644 próximo da cidade do Cabo. Parte da tripulação instalou-se junto de uma ribeira e plantou as sementes que traziam a bordo. Os vegetais colhidos permitiram-lhes reforçar a comida que negociavam com as populações locais.
Quando foram salvos e regressaram à Holanda dois dos sobreviventes sugeriram à Companhia Holandesa da Índia de Leste (Vereenigde Oostindische Compagnie) que criasse uma base de abastecimento de frescos nesta zona. E assim Jan van Riebeeck, comandando os navios Drommedaris, Reiger e Goede Hoop, foi enviado para a cidade do Cabo onde chegou em Abril de 1652, com a missão de encontrar os melhores terrenos para criar um jardim de vegetais e árvores de fruto.

A pereira da fotografia abaixo (que já precisa de "ajuda" para se manter de pé) foi plantada nessa altura.

O chefe jardineiro Hendrik Boom criou também um jardim de ervas e plantas medicinais e mandou plantar árvores ornamentais e flores.

A alameda abaixo é a mais antiga avenida da cidade do Cabo e o jardim, agora rodeado de prédios é muito frequentado pelos habitantes locais.

Numa das orlas do jardim localiza-se o edifício que alberga durante metade do ano o Parlamento da África do Sul.

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Pode até fazer sentido, mas num me tinha passado pela cabeça que se tinham criado espaços específicos para abastecer de vegetais os navios...

garina do mar disse...

interessante a ideia de haver uma horta para abastecimentos!! é verdade que nessa época não deveria ser fácil encontrar "comida europeia" por essas bandas, e o escorbuto era uma ameaça real...