30 junho 2018

Um safari no Botswana - 10º dia: rio Chobe

No 10º dia viajámos desde os Makgadikgadi pans até Kasane, na margem do rio Chobe, que pouco depois desagua no rio Zambeze que define a fronteira entre o Zimbabwe e a Zâmbia.
A tarde seria supostamente para descansar mas de facto, não há descanso melhor do que fazer um safari para ir ver bicharada ;)


O rio Chobe, que se vê ao fundo, é a fronteira entre o Botswana e a faixa de Caprivi na Namíbia. Esta fronteira foi objecto de disputa porque existe uma grande ilha com terrenos muito férteis no meio do rio. A comissão internacional de limites decidiu em favor do Botswana dado que o braço do lado Sul tinha menos caudal.
No braço principal do rio, lá ao fundo, vê-se um barco de turismo. Aliás ao fim do dia o rio está cheio de barcos a fazer os passeios de pôr do sol.

A ilha principal e as ilhotas do braço do lado do Botswana são o paraíso dos elefantes, dos hipopótamos, dos crocodilos e de muita passarada.

Os hipos tanto andam por fora de água a pastar capim, provavelmente por não estar muito calor, como se juntam em grandes grupos dentro de água.

As famílias de elefantes também não andam muito longe da água.

Parece que os banhos de lama são muito apreciados pelos adultos

mas também pelos mais pequeninos (clique na montagem para ampliar).

Ao fim do dia regressam para "terra" e desaparecem na floresta. Os da foto de baixo já os vimos bem longe do rio no regresso "a casa".

(continua...)

2 comentários:

Nautilus disse...

Que grande quantidade de bicharada! Onde há água há sempre animais, não é?
Os banhos de lama são cómicos :) e a molhada de hipopótamos também.

Laurus nobilis disse...

Sequências muito bonitas! Belos registos. Esperemos que ainda continuem por cá daqui a muitos anos!