16 maio 2017

Lagares Rupestres

Mais do que uma simples bebida alcoólica milenar, muito além de um simples produto mercadológico, o vinho é também sinónimo de ritual, de lazer, de boa companhia, de mistério a ser desvendado, de obra de arte, de dom divino e tantas outras concepções que podem derivar da relação íntima e única que cada apreciador, existente ao redor do planeta, é capaz de elaborar. Jornal "O Farroupilha" (RS), 04/06/2009
Deleitei-me com este livro, que já vai na 3ª Edição, de autoria de Adérito Medeiros Freitas, também ele o fotógrafo de serviço. Ainda bem que podemos constatar que uma Câmara Municipal, como a de Valpaços, bem no interior deste nosso país, decide apostar na divulgação do seu património mais íntimo: neste caso, lagares rupestres escavados na rocha. 
É fundamental preservá-los e evitar a sua profanação, já que são memórias de outros que, muito antes de nós, perceberam que o vinho era uma bebida realmente mágica. Espreitem aqui .

2 comentários:

Nautilus disse...

Interessante! Quando li lagares e Valpaços associei os lagares ao azeite, mas é verdade que o vinho também é pisado em lagares.

E pelos vistos estão a ser acarinhados pela Câmara Municipal. Parabéns! Já tomei nota para quando for para esses lados.

garina do mar disse...

muito giros os lagares!!! ainda bem que já há muitas câmaras a estudar e proteger o património!!

gostei da página dos lagares!! é pena o simpósio não ser mais diversificado: há tantos vestígios antigos por ali...